UNIDADE I
UNIDADE TEMÁTICA: LUTAS
OBJETOS DO CONHECIMENTO: Lutas do Brasil
COMPETÊNCIAS
C4 - Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
C5- Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
C7 - Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
HABILIDADES
EM13EF91 - Aprofundar as suas experiências e seu entendimento sobre o que é luta.
EM13EF92 - Experimentar e criar/adaptar esportes de combate, bem como outras modalidades com potencial para o envolvimento em práticas de lazer.
EM13EF93 - Aprofundar o conhecimento das práticas de lutas, reconhecendo a mobilização das capacidades físicas: flexibilidade, força, resistência, coordenação, agilidade.
EM13EF94 - Aprofundar o conhecimento acerca de diferentes expressões de lutas advindas de distintas influências étnicas, especialmente as da cultura do povo brasileiro.
EM13EF95 - Aprofundar sequências simples de movimentos de ataque, controle e defesa.
EM13EF96 - Refletir sobre a interação entre homens e mulheres nas lutas, identificando e respeitando as diferenças em termos da constituição corporal.
EM13EF97 - Refletir sobre o sentido e a prática das lutas e suas relações com as violências.
EM13EF98 - Aprofundar os conhecimentos das modalidades das lutas, produzindo conceitos e participando da organização de festivais.
CONTEÚDOS
Conceituais
Aula 01: Definições e Conceitos Relacionados ao Conteúdo Lutas
Aula 02: Origens históricas das Lutas
Aula 03: Características e Funções das Lutas
Aula 04: As Lutas, a violência social e a influência da mídia
Aula 05: As Lutas como práticas corporais na promoção da saúde
Aula 06: Sistemas de Classificações dos Estilos de Luta e Artes Marciais
Aula 07: Fundamentos das Lutas
Aula 08: Lutas corpo a corpo
Aula 09: Huka-huka arte marcial indígena
Aula 10: Lutas Olímpicas
Aula 11: A Capoeira: origem e desenvolvimento como manifestação da cultura corporal brasileira
Aula 12: Musicalidade da capoeira, Instrumentos: Berimbau, Vaqueta, Caxixi, Dobrão, Pandeiro, Atabaque, Agogô, Reco-reco. Canções de Capoeira.
Aula 13: Dicionário e termos da capoeira
Aula 14: A dinâmica da roda de capoeira (rituais e procedimentos).
Aula 15: Principais Vertentes da Capoeira
Aula 16: Mestre Pastinha e a Capoeira Angola, Música e canto, Toques do berimbau, Trajes e Jogo de Angola
Aula 17: Mestre Bimba e a Capoeira, Juramento e Saudação, Sistema de Graduação, Trajes ou Vestimentas, Batizado e Apelido.
Aula 18: A esportivização da Capoeira.
Aula 19: A Capoeira contemporânea.
Aula 20: Fundamentos da capoeira.
Procedimentais
- Movimentos básicos da Capoeira
- Princípios
- Musicas e toques
- Rodas
- Confecção de matérias e instrumentos de capoeira
Atitudinais
-Valorizar o patrimônio histórico e cultural da capoeira;
-Respeitar os adversários, os colegas e resolver os problemas com atitudes de diálogo e não-violência.
-Predispor a participar de atividades em grupos, cooperando e interagindo.
-Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidades, sexo, religião e outras.
- Construção de seqüências de movimentos para apresentações
METODOLOGIAS
1. Análise e interpretação de textos e artigos;
2. Aulas expositivas com auxílio de diferentes recursos audiovisuais (quadro, datashow, TV, slides e filmes);
3. Experiências vivenciais;
4. Visitas técnicas;
5. Estudos de Casos;
6. Estudos dirigidos sobre técnicas de lutas;
7. Filmes/Vídeos técnicos
8. Oficinas práticas de exercícios e técnicas de lutas;
9. Seminário artes marciais
10. Organização de Eventos.
MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO
Apostila, Data Show, Lousa, pincel, computador, internet, blog.
Recursos Físicos: Espaços de prática, materiais esportivos, recursos audiovisuais, sala de aula.
Recursos Materiais: Bambolês ou fita crepe, Balões, colchonetes, fitas ou barbantes e Tatames.
PROJETOS PROPOSTOS
O que é capoeira?
A Ginástica Brasileira
Vamos todos vadiar!
DESCRITORES
D51 - Conhecer as histórias e influências socioculturais das lutas
D52- Conhecer os aspectos técnicos e táticos das lutas
D53 - Conhecer as principais regras oficiais das modalidades de lutas
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Conceitual
1. Pesquisa bibliográfica
2. Seminários
3. Provas Objetivas
Procedimentais
1. Roda de capoeira
2. Dramatizações
3. Observação das práticas
Atitudinal
1. Debates sobre a utilização das lutas
2. Escala de Atitudes durante a roda
BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS
BREDA, M.E.J.G.; GALATTI, L.R.; SCAGLIA, A.J., PAES, R.R. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
CAMPOS, Helio, Capoeira na escola. Salvador: Presscolor, 1990.
DARIDO, Suraya Cristina & SOUZA JR., Osmar Moreira. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Capinas, SP: Papirus, 2007.
VIEIRA, Luís Renato, O jogo de capoeira. Rio de Janeiro: Editora Sprint. 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário