domingo, 26 de janeiro de 2020

Unidade I - 2°Ano - Ensino Médio

UNIDADE I

UNIDADE TEMÁTICA: LUTAS

OBJETOS DO CONHECIMENTO: Lutas do Brasil

COMPETÊNCIAS

C4 - Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

C5- Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.

C7 - Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

HABILIDADES

EM13EF91 - Aprofundar as suas experiências e seu entendimento sobre o que é luta.

EM13EF92 - Experimentar e criar/adaptar esportes de combate, bem como outras modalidades com potencial para o envolvimento em práticas de lazer.

EM13EF93 - Aprofundar o conhecimento das práticas de lutas, reconhecendo a mobilização das capacidades físicas: flexibilidade, força, resistência, coordenação, agilidade.

EM13EF94 - Aprofundar o conhecimento acerca de diferentes expressões de lutas advindas de distintas influências étnicas, especialmente as da cultura do povo brasileiro.

EM13EF95 - Aprofundar sequências simples de movimentos de ataque, controle e defesa.

EM13EF96 - Refletir sobre a interação entre homens e mulheres nas lutas, identificando e respeitando as diferenças em termos da constituição corporal.

EM13EF97 - Refletir sobre o sentido e a prática das lutas e suas relações com as violências.

EM13EF98 - Aprofundar os conhecimentos das modalidades das lutas, produzindo conceitos e participando da organização de festivais.

CONTEÚDOS

Conceituais

Aula 01: Definições e Conceitos Relacionados ao Conteúdo Lutas

Aula 02: Origens históricas das Lutas

Aula 03: Características e Funções das Lutas

Aula 04: As Lutas, a violência social  e  a influência da mídia

Aula 05: As Lutas como práticas corporais na promoção da saúde

Aula 06: Sistemas de Classificações dos Estilos de Luta e Artes Marciais

Aula 07: Fundamentos das Lutas

Aula 08: Lutas corpo a corpo

Aula 09: Huka-huka arte marcial indígena

Aula 10: Lutas Olímpicas

Aula 11: A Capoeira: origem e desenvolvimento como manifestação da cultura corporal brasileira

Aula 12: Musicalidade da capoeira, Instrumentos: Berimbau, Vaqueta, Caxixi, Dobrão, Pandeiro, Atabaque, Agogô, Reco-reco. Canções de Capoeira.

Aula 13: Dicionário e termos da capoeira

Aula 14: A dinâmica da roda de capoeira (rituais e procedimentos).

Aula 15: Principais Vertentes da Capoeira

Aula 16: Mestre Pastinha e a Capoeira Angola, Música e canto, Toques do berimbau, Trajes e Jogo de Angola

Aula 17: Mestre Bimba e a Capoeira, Juramento e Saudação, Sistema de Graduação, Trajes ou Vestimentas, Batizado e Apelido.

Aula 18: A esportivização da Capoeira.

Aula 19: A Capoeira contemporânea.

Aula 20: Fundamentos da capoeira.

 

Procedimentais

- Movimentos básicos da Capoeira

- Princípios

-  Musicas e toques

-  Rodas

- Confecção de matérias e instrumentos de capoeira

 

Atitudinais

-Valorizar o patrimônio histórico e cultural da capoeira;

-Respeitar os adversários, os colegas e resolver os problemas com atitudes de diálogo e não-violência. 

-Predispor a participar de atividades em grupos, cooperando e interagindo.

-Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidades, sexo, religião e outras. 

- Construção de seqüências de movimentos para apresentações

METODOLOGIAS

1. Análise e interpretação de textos e artigos;

2. Aulas expositivas com auxílio de diferentes recursos audiovisuais (quadro, datashow, TV, slides e filmes);

3. Experiências vivenciais;

4. Visitas técnicas;

5. Estudos de Casos;

6. Estudos dirigidos sobre técnicas de lutas;

7. Filmes/Vídeos técnicos

8. Oficinas práticas de exercícios e técnicas de lutas;

9. Seminário artes marciais

10. Organização de Eventos.

 

MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO

Apostila, Data Show, Lousa, pincel, computador, internet, blog.

Recursos Físicos: Espaços de prática, materiais esportivos, recursos  audiovisuais, sala de aula.

Recursos Materiais: Bambolês ou fita crepe, Balões, colchonetes, fitas ou barbantes e Tatames.

 

PROJETOS PROPOSTOS

O que é capoeira?

A Ginástica Brasileira

Vamos todos vadiar!

 

DESCRITORES

D51 - Conhecer as histórias e influências socioculturais das lutas

D52- Conhecer os aspectos técnicos e táticos das lutas

D53 - Conhecer as principais regras oficiais das modalidades de lutas

 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Conceitual

1. Pesquisa bibliográfica

2. Seminários

3. Provas Objetivas

 

Procedimentais

1. Roda de capoeira

2. Dramatizações

3. Observação das práticas

 

Atitudinal

1. Debates sobre a utilização das lutas

2. Escala de Atitudes durante a roda

 

BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS

BREDA, M.E.J.G.; GALATTI, L.R.; SCAGLIA, A.J., PAES, R.R. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.

CAMPOS, Helio, Capoeira na escola. Salvador: Presscolor, 1990.

DARIDO, Suraya Cristina & SOUZA JR., Osmar Moreira. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Capinas, SP: Papirus, 2007.

VIEIRA, Luís Renato, O jogo de capoeira. Rio de Janeiro: Editora Sprint. 1995.

Nenhum comentário: