UNIDADE II
UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICA
OBJETOS DO CONHECIMENTO:
Anatomia, Cinesiologia e Socorros urgentes
COMPETÊNCIAS
- Identificar de forma integrada as estruturas anatômicas e fisiologia dos principais sistemas orgânicos de modo ampliar os conhecimentos sobre o corpo humano.
- Compreender a visão ampliada de saúde das pessoas e da interação que elas estabelecem com seu meio. Está centrada no cuidado das necessidades pessoais, familiares e coletivas e na atenção voltada para aspectos afetivos, biológicos, ambientais e socioculturais. Pressupõe a integralidade que perpassa outros domínios.
- Desenvolver o conhecimento sobre técnicas de socorro básico empregados em situações de emergência doméstica e em via pública, compreendendo o mecanismo do emprego das técnicas básicas. Manejo e prevenção de acidentes.
-Reconhecer e valorizar a aplicação de procedimentos voltados à prática segura em diferentes situações de aprendizagem nas aulas de Educação Física.
C10_EF - Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
C3_ENEM - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora de identidade, elencando habilidades relativas à competência que revelam a importância do conhecimento do corpo, suas atividades e sua relação com o meio sociocultural.
C1_EM - Experimentar, fruir e apreciar a pluralidade das práticas corporais, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo;
C2_EM - Usar práticas corporais, de forma proficiente e autônoma, para potencializar o seu envolvimento em contextos de lazer, para a ampliação das suas redes de sociabilidade e para a promoção da saúde;.
C8_EM - Interferir na dinâmica da produção da cultura corporal de movimento local em favor da fruição coletiva, bem como reivindicar condições adequadas para a promoção das práticas de lazer, reconhecendo-as como um direito do cidadão;.
HABILIDADES
- Compreender a estruturação do corpo humano para interferir no processo saúde/doença e os impactos provocados pelo exercício físico sobre o sistema locomotor.
- Compreender os principais conceitos sobre higiene e primeiros socorros.
- Reconhecer a importância da higiene e primeiros socorros para a segurança no ambiente escolar.
- Conhecer os principais acidentes e lesões no ambiente escolar.
- Estimular as práticas e hábitos de higiene pessoal e coletiva.
- Conhecer as formas de prevenção para os acidentes e lesões na educação física escolar.
Compreender os princípios básicos de atendimento dos primeiros socorros.
- Reconhecer através da avaliação inicial da vítima situações de emergência e urgência.
- Compreender os principais procedimentos adotados na avaliação primária e secundária de acidentados.
- Reconhecer durante o exame físico as principais lesões osteomusculares a possibilidade de retorno à atividade física ou prática esportiva.
Identificar os principais sinais e sintomas das emergências e urgências clínicas.
- Conhecer os principais equipamentos utilizados no atendimento pré-hospitalar (SBV) e métodos de improvisação em ambientes escolares.
- Compreender os procedimentos adotados dos primeiros socorros nas emergências e urgências cardiovasculares e respiratórias.
LIEF5COA176 - Perceber as alterações corporais resultantes do programa de exercício físico realizado.
LIEF5COA194 - Identificar situações de risco presentes nas práticas corporais de aventura, observar as normas de segurança e orientar outros praticantes sobre as mesmas.
LIEF5COA196 - Conhecer as características (riscos, instrumentos, equipamentos de segurança, indumentárias, organização) da prática corporal de aventura escolhida para realizar de forma autônoma.
EM40LI04 - Envolver-se e cooperar na produção de contextos seguros e inclusivos de prática esportiva que facilitem a aprendizagem e a participação de todos nas modalidades tematizadas.
EM40LI30 - Conhecer os espaços de atuação profissional no universo das práticas esportivas.
EM40LI32 - Refletir sobre a relação entre práticas corporais, condições de vida, saúde, bem-estar e possibilidades/impossibilidades no cuidado de si e dos outros.
EM40LI48 - Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização do desenvolvimento corporal.
PROBLEMATIZAÇÃO (PRÁTICA SOCIAL)
1. Quais são os conceitos básicos de anatomia?
2. Cite as posições e planos anatômicos?
3. Quais os principais termos de relação, comparação e de movimento?
4. Explique os conceitos básicos de primeiros socorros;
5. Quais são as principais medidas de higiene e segurança no ambiente escolar?
6. Enumere a sequencia de fases durante os primeiros socorros
7. Quais são as principais definições, estruturas e funções do sistema esquelético ou ósseo?
8. Quais as principais adaptações relacionadas ao sistema ósseas relacionadas ao esporte?
9. Como podemos definir fratura óssea e principais tipos?
10. Qual a diferença entre Osteonecrose e Osteoporose?
11. O que é postura corporal ideal, e quais os principais desequilíbrios posturais?
12. Cite as principais patologias do sistema articular?
13. Quais os elementos anatômicos do coração?
14. Qual a diferença entre isquemia e infarto do miocárdio?
15. Defina as principais variáveis cardiorrespiratórias?
16. O que é zona alva de treinamento?
17. Como podemos definir jogo?
18. Quais as características dos jogos?
19. Comente sobre os tipos de jogos?
CONTEÚDOS
Conceituais
Aula 01: Conceitos básicos de anatomia
Aula 02: Posições e planos anatômicos
Aula 03: Termos de relação, comparação e de movimento.
Aula 04: Conceitos básicos de primeiros socorros
Aula 05: Higiene e segurança no ambiente escolar
Aula 06: A Sequência das Fases do Socorro
Aula 07: Esqueleto (Definição, Divisão, Funções e Tipos)
Aula 08: Ossos (Definição, Estruturas, Número, Classificação)
Aula 09: Adaptação dos ossos à solicitação determinada pelo esporte
Aula 10: Fraturas ósseas.
Aula 11: Osteonecrose e Osteoporose.
Aula 12: Noções de movimentos articulares e postura corporal
Aula 13: Patologias do sistema articular.
Aula 14: Anatomia do coração, Isquemia e Infarto do Miocárdio
Aula 15: Fisiologia do coração (Ciclo cardíaco Frequência cardíaca e suas variações, Metabolismo e Exercício, Fontes de Energia, Déficit de oxigênio e Limiar anaeróbico)
Aula 16: Frequência cardíaca x Zona alvo de treinamento;
Aula 17: Conceitos de Jogo.
Aula 18: Características do Jogo
Aula 19: Classificação dos Jogos
Aula 20: Jogos Olímpicos.
Procedimentais
- Promover debates sobre a importância de conhecimentos de anatomia humana.
- Pesquisar sobre os principais sistemas do corpo humano.
- Constatar experimentalmente a importância dos músculos e dos ossos na locomoção e a movimentação de objetos.
- Executar atividades de movimentação destacando a importância dos ossos e dos músculos na nossa locomoção.
- Reconhecimento de situações de emergências e seus procedimentos emergenciais, terapêuticos e preventivos.
- Avaliação do local do acidente, avaliação do acidentado, funções, sinais vitais e de apoio, ressuscitação cardiopulmonar e métodos de ventilação artificial, técnicas de imobilização e remoção de acidentados.
- Remoção e salvamento de um afogado.
Atitudinais
1. Perceber alterações do próprio corpo para além da estrutura corporal entendendo as situações de repouso e exercício através das alterações a frequência cardíaca, perda de água e sais minerais
2. Reflexão sobre a possibilidade de utilização dos primeiros socorros, nas aulas do PST, em outros ambientes, em casa, na vida.
3. Refletir sobre as experiências anteriores com acidentes nos esportes;
4. Reconhecer a necessidade de termos bons hábitos de higiene
METODOLOGIAS
1. Aulas teóricas discursivas, dialogadas entre o docente e discente com uso de transparências, slides e quadro de giz;
2. Estudos dirigidos sob forma de questionários onde o aluno direciona o seu conteúdo de estudo.
3. Estudo Prático-Teórico-Dirigido através de atlas de anatomia, apostilas, mapas anatômicos e eventuais peças anatômicas.
4. Verificações de Aprendizagem (provas teóricas e práticas)
5. Discussão de casos clínicos em patologia humana com abordagem morfofuncional.
6. Dinamização de debates;
7. Seminários e realização de atividades práticas individuais ou de grupos, através de uma situação problema.
8. Vídeos de primeiros socorros
9. Exercício com simulação de situações de urgência e emergência na comunidade
10. Veiculação de vídeos/DVD e discussão de seu conteúdo com base em questões formuladas pelo professor.
MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO
Recursos Físicos
Laboratório de biologia;
Laboratório de informática;
Quadra
Pátio
Recursos Materiais:
Apostilas
Lousa e pincel.
Peças anatômicas e pôsteres estudados em grupos.
Livros didáticos de anatomia, fisiologia e socorros urgentes,
Computador
Data show, TV, DVD e vídeos.
Aulas com atlas virtual,
Recursos digitais com o uso de internet,
PROJETOS PROPOSTOS
Como é o meu corpo
Primeiros socorros na escola
Medidas preventivas do coronavírus
DESCRITORES
D27 - Reconhecer os riscos da prática da atividade física não orientada.
D28 - Identificar as causas da dor e da fadiga muscular na prática da atividade física.
D29 - Reconhecer os benefícios da atividade física na promoção da qualidade de vida.
D30 - Estabelecer relações entre atividade física e as doenças crônico-degenerativas
D31 - Reconhecer os efeitos das atividades físicas no corpo
D32- Reconhecer os benefícios da atividade física na melhoria da postura e desenvolvimento corporal.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Conceitual
1. Pesquisa Bibliográfica
2. Provas objetivas e discursivas
3. Debate ou Exposição oral
4. Seminários
Procedimental
1. Atividades práticas
2. Portfólio
3. Produções de vídeos
4. Avaliação teórico-prática
Atitudinal
1. Escala de atitudes frente a situações que exigem os primeiros socorros;
2. Trabalhar em equipe, saber comunicar-se em situações de acidentes ou de risco iminente.
3. Auto Avaliação dos aspectos formativos
BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS
BROTTO, F. Jogos Cooperativos : se importante é competir, o fundamental é cooperar! Santos: Re – novada, 1999.
FATTINI, C.A.; DANGELO, J.G. Anatomia Sistêmica e Segmentar. Rio de Janeiro: Atheneu Editora, 2007.
FLEGEL, M. J. Primeiros socorros no esporte. 3. ed., rev. e atual. São Paulo: Manole, 2008.
GUERRA, Marlene. Recreação e Lazer. Porto Alegre, Editora Sagra, 1988.
HILLMAN, S.K. Avaliação, prevenção e tratamento imediato das lesões esportivas. Barueri: Manole, 2002.
NETTER, F.H. Atlas de Anatomia Humana. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RASCH, P.J. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
SILVEIRA, E. T.; MOULIN, A. F. V. Socorros de Urgência em Atividades Físicas. (apostila), Brasília:2006.
SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 2 volumes. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
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