domingo, 19 de abril de 2020

Unidade II - 1°Ano - Ensino Médio

 

UNIDADE II

UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICA

OBJETOS DO CONHECIMENTO:

Anatomia, Cinesiologia e Socorros urgentes

COMPETÊNCIAS

- Identificar de forma integrada as estruturas anatômicas e fisiologia dos principais sistemas orgânicos de modo ampliar os conhecimentos sobre o corpo humano.

- Compreender a visão ampliada de saúde das pessoas e da interação que elas estabelecem com seu meio. Está centrada no cuidado das necessidades pessoais, familiares e coletivas e na atenção voltada para aspectos afetivos, biológicos, ambientais e socioculturais. Pressupõe a integralidade que perpassa outros domínios.

- Desenvolver o conhecimento sobre técnicas de socorro básico empregados em situações de emergência doméstica e em via pública, compreendendo o mecanismo do emprego das técnicas básicas. Manejo e prevenção de acidentes.

-Reconhecer e valorizar a aplicação de procedimentos voltados à prática segura em diferentes situações de aprendizagem nas aulas de Educação Física.

C10_EF - Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

C3_ENEM - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora de identidade, elencando habilidades relativas à competência que revelam a importância do conhecimento do corpo, suas atividades e sua relação com o meio sociocultural.

C1_EM - Experimentar, fruir e apreciar a pluralidade das práticas corporais, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo;

C2_EM - Usar práticas corporais, de forma proficiente e autônoma, para potencializar o seu envolvimento em contextos de lazer, para a ampliação das suas redes de sociabilidade e para a promoção da saúde;.

C8_EM - Interferir na dinâmica da produção da cultura corporal de movimento local em favor da fruição coletiva, bem como reivindicar condições adequadas para a promoção das práticas de lazer, reconhecendo-as como um direito do cidadão;.

 

HABILIDADES

- Compreender a estruturação do corpo humano para interferir no processo saúde/doença e os impactos provocados pelo exercício físico sobre o sistema locomotor.

- Compreender os principais conceitos sobre higiene e primeiros socorros.

- Reconhecer a importância da higiene e primeiros socorros para a segurança no ambiente escolar.

- Conhecer os principais acidentes e lesões no ambiente escolar.

- Estimular as práticas e hábitos de higiene pessoal e coletiva.

- Conhecer as formas de prevenção para os acidentes e lesões na educação física escolar.

Compreender os princípios básicos de atendimento dos primeiros socorros.

- Reconhecer através da avaliação inicial da vítima situações de emergência e urgência.

- Compreender os principais procedimentos adotados na avaliação primária e secundária de acidentados.

- Reconhecer durante o exame físico as principais lesões osteomusculares a possibilidade de retorno à atividade física ou prática esportiva.

Identificar os principais sinais e sintomas das emergências e urgências clínicas.

- Conhecer os principais equipamentos utilizados no atendimento pré-hospitalar (SBV) e métodos de improvisação em ambientes escolares.

- Compreender os procedimentos adotados dos primeiros socorros nas emergências e urgências cardiovasculares e respiratórias.

LIEF5COA176 - Perceber as alterações corporais resultantes do programa de exercício físico realizado.

LIEF5COA194 - Identificar situações de risco presentes nas práticas corporais de aventura, observar as normas de segurança e orientar outros praticantes sobre as mesmas.

LIEF5COA196 - Conhecer as características (riscos, instrumentos, equipamentos de segurança, indumentárias, organização) da prática corporal de aventura escolhida para realizar de forma autônoma.

EM40LI04 - Envolver-se e cooperar na produção de contextos seguros e inclusivos de prática esportiva que facilitem a aprendizagem e a participação de todos nas modalidades tematizadas.

EM40LI30 - Conhecer os espaços de atuação profissional no universo das práticas esportivas.

EM40LI32 - Refletir sobre a relação entre práticas corporais, condições de vida, saúde, bem-estar e possibilidades/impossibilidades no cuidado de si e dos outros.

EM40LI48 - Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização do desenvolvimento corporal.

 

PROBLEMATIZAÇÃO (PRÁTICA SOCIAL)

1. Quais são os conceitos básicos de anatomia?

2. Cite as posições e planos anatômicos?

3. Quais os principais termos de relação, comparação e de movimento?

4. Explique os conceitos básicos de primeiros socorros;

5. Quais são as principais medidas de higiene e segurança no ambiente escolar?

6. Enumere a sequencia de fases durante os primeiros socorros

7. Quais são as principais definições, estruturas e funções do sistema esquelético ou ósseo?

8. Quais as principais adaptações relacionadas ao sistema ósseas relacionadas ao esporte?

9. Como podemos definir fratura óssea e principais tipos?

10. Qual a diferença entre Osteonecrose e Osteoporose?

11. O que é postura corporal ideal, e quais os principais desequilíbrios posturais?

12. Cite as principais patologias do sistema articular?

13. Quais os elementos anatômicos do coração?

14. Qual a diferença entre isquemia e infarto do miocárdio?

15. Defina as principais variáveis cardiorrespiratórias?

16. O que é zona alva de treinamento?

17. Como podemos definir jogo?

18. Quais as características dos jogos?

19. Comente sobre os tipos de jogos?

CONTEÚDOS

Conceituais

Aula 01: Conceitos básicos de anatomia

Aula 02: Posições e planos anatômicos

Aula 03: Termos de relação, comparação e de movimento.

Aula 04: Conceitos básicos de primeiros socorros

Aula 05: Higiene e segurança no ambiente escolar

Aula 06: A Sequência das Fases do Socorro

Aula 07: Esqueleto (Definição, Divisão, Funções e Tipos)

Aula 08: Ossos (Definição, Estruturas, Número, Classificação)

Aula 09: Adaptação dos ossos à solicitação determinada pelo esporte

Aula 10: Fraturas ósseas.

Aula 11: Osteonecrose e Osteoporose.

Aula 12: Noções de movimentos articulares e postura corporal

Aula 13: Patologias do sistema articular.

Aula 14: Anatomia do coração, Isquemia e Infarto do Miocárdio

Aula 15: Fisiologia do coração (Ciclo cardíaco Frequência cardíaca e suas variações, Metabolismo e Exercício, Fontes de Energia, Déficit de oxigênio e Limiar anaeróbico)

Aula 16: Frequência cardíaca x Zona alvo de treinamento;

Aula 17: Conceitos de Jogo.

Aula 18: Características do Jogo

Aula 19: Classificação dos Jogos

Aula 20: Jogos Olímpicos.

 

Procedimentais

- Promover debates sobre a importância de conhecimentos de anatomia humana.

- Pesquisar sobre os principais sistemas do corpo humano.

- Constatar experimentalmente a importância dos músculos e dos ossos na locomoção e a movimentação de objetos.

- Executar atividades de movimentação destacando a importância dos ossos e dos músculos na nossa locomoção.

- Reconhecimento de situações de emergências e seus procedimentos emergenciais, terapêuticos e preventivos.

- Avaliação do local do acidente, avaliação do acidentado, funções, sinais vitais e de apoio, ressuscitação cardiopulmonar e métodos de ventilação artificial, técnicas de imobilização e remoção de acidentados.

- Remoção e salvamento de um afogado.

 

Atitudinais

1. Perceber alterações do próprio corpo para além da estrutura corporal entendendo as situações de repouso e exercício através das alterações a frequência cardíaca, perda de água e sais minerais

2. Reflexão sobre a possibilidade de utilização dos primeiros socorros, nas aulas do PST, em outros ambientes, em casa, na vida.

3. Refletir sobre as experiências anteriores com acidentes nos esportes;

4. Reconhecer a necessidade de termos bons hábitos de higiene

 

METODOLOGIAS

1. Aulas teóricas discursivas, dialogadas entre o docente e discente com uso de transparências, slides e quadro de giz;

2. Estudos dirigidos sob forma de questionários onde o aluno direciona o seu conteúdo de estudo.

3. Estudo Prático-Teórico-Dirigido através de atlas de anatomia, apostilas, mapas anatômicos e eventuais peças anatômicas.

4. Verificações de Aprendizagem (provas teóricas e práticas)

5. Discussão de casos clínicos em patologia humana com abordagem morfofuncional.

6. Dinamização de debates;

7. Seminários e realização de atividades práticas individuais ou de grupos, através de uma situação problema.

8. Vídeos de primeiros socorros

9. Exercício com simulação de situações de urgência e emergência na comunidade

10. Veiculação de vídeos/DVD e discussão de seu conteúdo com base em questões formuladas pelo professor.

MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO

 

Recursos Físicos

Laboratório de biologia;

Laboratório de informática;

Quadra

Pátio

 

Recursos Materiais:

Apostilas

Lousa e pincel.

Peças anatômicas e pôsteres estudados em grupos.

Livros didáticos de anatomia, fisiologia e socorros urgentes,

Computador

Data show, TV, DVD e vídeos.

Aulas com atlas virtual,

Recursos digitais com o uso de internet,

PROJETOS PROPOSTOS

Como é o meu corpo

Primeiros socorros na escola

Medidas preventivas do coronavírus

DESCRITORES

D27 - Reconhecer os riscos da prática da atividade física não orientada.

D28 - Identificar as causas da dor e da fadiga muscular na prática da atividade física.

D29 - Reconhecer os benefícios da atividade física na promoção da qualidade de vida.

D30 - Estabelecer relações entre atividade física e as doenças crônico-degenerativas

D31 - Reconhecer os efeitos das atividades físicas no corpo

D32- Reconhecer os benefícios da atividade física na melhoria da postura e desenvolvimento corporal.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Conceitual

1. Pesquisa Bibliográfica

2. Provas objetivas e discursivas

3. Debate ou Exposição oral

4. Seminários

 

Procedimental

1. Atividades práticas

2. Portfólio

3. Produções de vídeos

4. Avaliação teórico-prática

 

Atitudinal

1. Escala de atitudes frente a situações que exigem os primeiros socorros;

2. Trabalhar em equipe, saber comunicar-se em situações de acidentes ou de risco iminente.

3. Auto Avaliação dos aspectos formativos

BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS

BROTTO, F. Jogos Cooperativos : se importante é competir, o fundamental é cooperar! Santos: Re – novada, 1999.

FATTINI, C.A.; DANGELO, J.G. Anatomia Sistêmica e Segmentar. Rio de Janeiro: Atheneu Editora, 2007.

FLEGEL, M. J. Primeiros socorros no esporte. 3. ed., rev. e atual. São Paulo: Manole, 2008.

GUERRA, Marlene. Recreação e Lazer. Porto Alegre, Editora Sagra, 1988.

HILLMAN, S.K. Avaliação, prevenção e tratamento imediato das lesões esportivas. Barueri: Manole, 2002.

NETTER, F.H. Atlas de Anatomia Humana. Porto Alegre: Artmed, 2004.

RASCH, P.J. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

SILVEIRA, E. T.; MOULIN, A. F. V. Socorros de Urgência em Atividades Físicas. (apostila), Brasília:2006.

SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 2 volumes. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

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