1. Como podemos definir Tempo Total, Tempo de Trabalho, Tempo das necessidades Vitais e Tempo Livre?
TEMPO TOTAL todo o tempo da vida de uma pessoa, ou seja, todas as horas do dia, todos os dias do ano e assim por diante.
TEMPO DE TRABALHO é o tempo que uma pessoa utiliza direta ou indiretamente em função de trabalho, isso implica em compromisso, responsabilidade, obrigação e mesmo retorno financeiro, como, por exemplo, o tempo gasto para chegar-se ao local de trabalho, ou mesmo, o tempo que um professor gasta para elaborar uma aula ou corrigir provas, mesmo que isso aconteça fora de seu ambiente e fora ele seu horário específico de trabalho.
TEMPO DE NECESSIDADES BÁSICAS VITAIS é todo o tempo utilizado para realização de necessidades sem as quais um ser humano não vive, ou não tem boas condições de sobrevivência. Podemos dividi-las em quatro grandes grupos: sono, alimentação, necessidades fisiológicas e higiene.
TEMPO LIVRE tomando-se o tempo total de uma pessoa, extraindo-se o tempo de trabalho e o tempo de necessidades básicas vitais, o que resta é tempo livre.
2. O que é Lazer?
O LAZER é o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento).
3. Qual a diferença entre ócio e ociosidade?
ÓCIO: é "nada fazer" de forma lúdica, positiva e opcional. Pode até ser uma opção de lazer.
OCIOSIDADE: é "nada fazer" de forma negativa, compulsória. O indivíduo preferiria estar fazendo algo, mas é impedido, não tem opção.
4. Qual a Importância do Tempo Livre para qualidade de vida?
O Lazer tem uma relação direta com a recuperação da força imposta pelo trabalho operariado, sendo responsável pela manutenção e revitalização da saúde.
5. O que você entende por ALIENAÇÃO PELO TRABALHO?
ALIENAÇÃO PELO TRABALHO é quando se utiliza o tempo livre como forma de gerar novas oportunidades (de tempo) para trabalho, com intuito de acumular bens e riquezas. Tudo isso afeta muito o acréscimo “individual” da jornada de trabalho e na diminuição dos acessos ao lazer dos indivíduos de nossa sociedade.
6. Qual a diferença entre lúdico e prazer?
LÚDICO é tudo aquilo que leva uma pessoa somente a se divertir, se entreter, se alegrar, passar o tempo.
PRAZER é uma sensação de bem-estar. Uma pessoa pode ter prazer sem demonstrar alegria e vice-versa. Em geral, o prazer é uma resposta do organismo ou da mente indicando que nossas ações estão sendo benéficas a nossa saúde. O prazer pode ser atingido através de várias maneiras, tais como praticando exercícios físicos, comendo, tendo relações sexuais, escutando música, lendo, conversando, trabalhando etc.
A dor, que é, geralmente, tida como oposta ao prazer, pode servir como fonte de prazer para algumas pessoas, num fenômeno conhecido como MASOQUISMO. Já o prazer obtido pela dor de outras pessoas é um fenômeno conhecido como SADISMO.
7. O que você entende por competição não seletiva?
São manifestações corporais aonde são inserindos elementos do auto-desafio (a competição consigo e dentro dos limites pessoais), da competição/desafio cooperativo, da consciência corporal, do respeito aos limites funcionais, sensoriais, expressivos e emocionais de cada indivíduo, da preparação para a autonomia e da formação de uma cultura crítica sobre o movimento e a ludicidade corporal.
8. Cite as três funções do Lazer?
1. Descanso
2. Divertimento, Recreação e Entretenimento.
3. Desenvolvimento e participação social.
9. O que é a Ecologia do Risco?
Representa o fascínio que as sensações decorrentes da mudança da estabilidade corporal habitual ou do transe da vertigem dos sentidos exercem sobre a corporalidade humana. Exemplos: o escorregador, o gira gira, a montanha russa, o alpinismo, asa delta, automobilismo, mergulho submarino.
10. Como R. Cailloix entende a Desespetacularização do Corpo?
É a perca da capacidade de imitação-mimese, destinado a satisfazer o desejo de fantasia, imaginação e ilusão, causadas principalmente pela TV e publicidade moderna.
11. Segundo MARCELLINO (2001a) o que deve ser levando em conta nos aspectos inter-relacionados entre Lazer e Cultura?
1. Cultura vivenciada (praticada e fruída ou conhecida), destacando, assim, o aspecto tempo na consideração do lazer.
2. O lazer gerado historicamente e dele podendo emergir, de modo dialético, valores questionadores da sociedade no seu conjunto, e sobre ele também sendo exercidas influências da estrutura social vigente.
3 - Um tempo que pode ser privilegiado para a vivência de valores que contribuam com mudanças de ordem moral e cultural, necessárias para solapar a estrutura social vigente.
4. Portador de duplo aspecto educativo – veículo e objeto de educação, considerando-se, assim, não apenas suas possibilidades de descanso e divertimento, mas também de desenvolvimento pessoal e social.
12. Comente algumas das diferenças entre brincadeira e jogo?
As brincadeiras por serem muito mais desvinculadas de padrões têm consequências imprevisíveis. Nos jogos podemos tentar prever algumas consequências dos jogos.
13. O que é Jogo, brinquedo e Brincadeira?
JOGO = Ação de jogar; folguedo, brinco, divertimento. Seguem-se alguns exemplos: "jogo de futebol; Jogos Olímpicos; jogo de damas; jogos de azar; jogo de palavras; jogo de empurra".
BRINQUEDO = objeto destinado a divertir uma criança.
BRINCADEIRA = ação de brincar, divertimento. /Gracejo, zombaria. / Festinha entre amigos ou parentes. / Qualquer coisa que se faz por imprudência ou leviandade e que custa mais do que se esperava: aquela brincadeira custou-me caro.
14. Qual é a concepção de jogo segundo Piaget, H. Wallon e Vygotsky?
Para Piaget as origens das manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo.
Para Wallon, o fator mais importante para a formação da personalidade não é o meio físico, mas sim o social. O autor chama a atenção para o aspecto emocional, afetivo e sensível do ser humano e elege a afetividade, intimamente fundida com a motricidade, como desencadeadora da ação e do desenvolvimento da ação e do desenvolvimento psicológico da criança.
Vygotski enfatiza a importância de se investigar as necessidades, motivações e tendências que as crianças manifestam e como se satisfazem nos jogos, a fim de compreendermos os avanços nos diferentes estágios de seu desenvolvimento.
15. Segundo Piaget quais são os tipos de jogos ou manifestações lúdicas que acompanham o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo?
Jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras.
16. Segundo H. Wallon quais são as quatro categorias de jogos infantis?
Jogos funcionais; Jogos de ficção; Jogos de aquisição; Jogos de fabricação.
17. Como podemos classificar os jogos quanto a dificuldade de execução?
PEQUENOS JOGOS: as regras são fáceis e flexíveis combinadas na hora, exige pequena preparação técnica e o número de participantes é variável.
GRANDES JOGOS: suas regras são fixas, exige mais tempo de preparação e marcação de campo. Tem começo, meio e fim. São jogos que preparam para os desportos.
18. Quais as principais características dos jogos competitivos e jogos Cooperativos?
JOGOS DE COOPERAÇÃO: é um processo de interação social, cujos objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos.
JOGOS DE COMPETIÇÃO: é um processo de interação social, cujos objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são isoladas ou em oposição umas às outras, e os benefícios são concentrados somente para alguns.
19. Quais são as categorias de jogos cooperativos, segundo Terry Orlick (1989)?
JOGOS COOPERATIVOS SEM PERDEDORES: JOGOS DE RESULTADO COLETIVO, JOGOS DE INVERSÃO E JOGOS SEMI-COOPERATIVOS
19. O que são jogos semi-cooperativos?
Esses jogos favorecem o aumento da cooperação no grupo e oferecem as mesmas oportunidades de jogar para todas as pessoas do time. Os times continuam jogando um contra o outro, mas a importância do resultado é diminuída, a ênfase passa a ser o envolvimento ativo no jogo e a diversão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário