quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Unidade I - 6° Ano - Ensino Fundamental

UNIDADE I
Bloco: Esportes, Jogos Lutas e Ginástica.
Grupo: Atletismo e Natação
Objetivos
- Conhecer a história do atletismo e  natação;
- Vivenciar, executar e aplicar os elementos técnicos básicos do atletismo e natação;
- Compreender os objetivos e regras do atletismo e natação;
- Avaliar os benefícios e os riscos das modalidades
.
Conteúdos Conceituais

1. Origem e história do esporte
2. Características do Atletismo
Espaço físico formal onde se desenvolve o esporte (A Pista)
3.  Características das Provas
3.1. De pista
3.1.1. Corrida de Velocidade
3.1.2. Corrida de Revezamentos
3.1.3. Corrida de Meio-Fundo
3.1.4. Corrida com Barreiras
3.1.5. Marcha Atlética
3.1.6. Maratona
3.2. De campo
3.2.1. Salto em Altura
3.2.2. Salto com Vara
3.2.3. Salto em Distância
3.2.4. Salto Triplo
3.2.5. Arremesso de Peso
3.2.6. Lançamento de Disco
3.2.7. Lançamento de Dardo
3.2.8. Lançamento de Martelo
4. Regras do atletismo
5. Histórico da natação (personalidades)
6. A Adaptação ao Meio Aquático
 6.1. Conceito de “Saber Nadar”
 6.2. As Habilidades Motoras Aquáticas Básicas
   6.2.1. O Equilíbrio
   6.2.2. A Respiração
   6.2.3. A Propulsão
   6.2.4. A Manipulação
7. Estilos de Natação
8. Termos específicos da Natação
9. Personalidade na Natação
10. Natação Pura Desportiva
   10.1. As Técnicas de Nado e suas regras
   10.2. As Técnicas de saída
   10.3. As Técnicas de viradas

Conteúdos Procedimentais:
- Domínio dos fundamentos técnicos e táticos básicos do atletismo e natação;
- Desenvolvimento dos fundamentos e regras específicas do atletismo e Natação;
- Experimentar a prática das modalidades;

Conteúdos Atitudinais
- Reflexão sobre os conceitos apresentados e sua importância na prática de atividades terrestres e aquáticas;
- Participação das vivências, respeitando as diferenças individuais.
Procedimentos Metodológicos
- Aulas expositivo-dialogadas e práticas simuladas;
- Leitura e interpretação de textos e artigos;
- Análises de filmes; sequências fotográficas; Desenvolvimento de pesquisas de campo e Apresentação de seminários;

Avaliação Conceitual
- Prova teórica contendo questões dissertativas e objetivas;
- Seminário de apresentação da Revisão de literatura do trabalho Semestral.
Avaliação Procedimental
- Atividades práticas (participação).
Avaliação Atitudinal
- Observação Direta com Registro de:
Pontualidade, uniforme, postura, espírito de  grupo, tarefas, respeito e cooperação;


Apostila Unidade I
Apostila Unidade II

Nenhum comentário: