quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Unidade I - 8°Ano - Ensino Fundamental

UNIDADE I
Bloco: Esportes, Jogos Lutas e Ginástica.
Grupo: Voleibol e Basquetebol

Objetivos:
- Conhecimento e familiarização com os elementos estruturais do jogo.
- Diferenciar e conscientizar sobre as posições básicas tanto em ataque como em defesa.
- Nomear as diversas fases do jogo.
- Enunciar os distintos tipos de saque.
- Relacionar as diferentes possibilidades de deslocamentos.
- Apontar as diferentes possibilidades de passes.
- Definir as principais regras que regem este esporte.

Conteúdos Conceituais
1. VOLEIBOL
1.1 Características do jogo e Histórico
1.2. Objetivo do jogo:
1.3. Regras do jogo (atualizadas)
1.4. Início de jogo
1.5. Pontuação:
1.6. Distribuição dos jogadores em campo:
1.7. O libero:
1.8. Fundamentos técnicos individuais
1.9. Fundamentos táticos individuais e coletivos
1.10. Sistemas de jogo
2. BASQUETEBOL
2.1 História: As primeiras regras do basquete, Fundação da Fiba, Basquete no Brasil   
2.2 Características gerais: Quadra de basquetebol; Bola; O jogo; Posições dos jogadores na quadra; Posições de ataque; Tipos de marcação; Categorias; Escore; Prorrogações; Substituições; Procedimento o jogo; Bola presa; Violações; Faltas; Árbitros    ; Lance - livre•.
2.3 Fundamentos do basquetebol   

Conteúdos Procedimentais
- Aplicar em situações de jogo os elementos técnicos do voleibol e basquete:
- Desenvolver os elementos técnicos característicos do voleibol e basquetebol
-  Empregar as regras do voleibol e basquete no jogo propriamente dito.

Conteúdos Atitudinais
- Valorizar a prática das habilidades e coordenação
- Expressar atitudes de respeito, de senso de justiça e de solidariedade, adotando postura ética durante a prática desportiva.
- Ser cooperativo na dinâmica dos jogos coletivos.

Procedimentos Metodológicos
- Estratégias de Ensino: Aulas expositivas, práticas e teóricas , estudo dirigido, leituras programadas, preleção dialogada e práticas demonstrativas.
- Recursos Audio-Visuais: Data-show, quadro branco, retroprojetor e textos.

Avaliação Conceitual
- Prova escrita, oral, prática de aula e trabalho de análise e observação de jogos de basquetebol
Avaliação Procedimental
- Provas práticas das habilidades desenvolvidas durante as aulas

Avaliação Atitudinal
- Observações realizadas pelo professor quanto ao interesse, relacionamento, participação, assiduidade e exatidão no cumprimento das obrigações.

Apostila Unidade I

Nenhum comentário: