quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Unidade I - 7°Ano - Ensino Fundamental

UNIDADE I
Bloco: Esportes, Jogos Lutas e Ginástica.
Grupo: Handebol e Futebol.

Objetivos:
- Conhecer e analisar o histórico do handebol e futebol, e sua evolução ao longo do tempo.
- Oportunizar o aluno a prática do handebol e Futebol, aproximando-a com a natureza e o meio ambiente e com a formação de sua cidadania;
- Proporcionar conhecimentos teóricos acerca do Futebol no Brasil;
- Conhecer as regras básicas do handebol e Futebol;
- Possibilitar um referencial teórico-prático dos fundamentos e sistemas de jogo.

Conteúdos Conceituais
1. HANDEBOL
1.1. Compreensão do jogo;
1.2. Histórico (no Mundo, no Brasil, no Estado): Origem e Desenvolvimento;
1.3. Característica do HANDEBOL e suas manifestações;
1.4. Regras básicas de HANDEBOL, arbitragem e súmula.
1.5. Fundamentos Técnicos e Táticos do Handebol
1.6 Fundamentos básicos (posição de base, empunhadura, recepção; passes; arremessos; drible)
1.7 .Progressões (deslocamentos com ou sem a posse da bola).
1.8 .Fundamentos táticos individuais ofensivos (desmarca-se; Fintas; Conservação da bola)
1.9 .Fundamentos táticos individuais defensivos (marcação; interceptação; bloqueios)
1.10 .Fundamentos do goleiro;
1.11 .Fundamentos Táticos de Jogo Coletivo
1.12 .Sistema de defesa;
1.13 .Sistema de ataque.

1. FUTEBOL
1.1 As origens do futebol no mundo e no Brasil
2. Fundamentos Técnico-Táticos
2.1. Fundamentos Básicos (Passe; Recepção e domínio de bola; Condução de bola; Drible; Chute; Desarme; Cabeceio).
2.2. Fundamentos Derivados (Cruzamentos; Cobranças de faltas; Cobranças de pênaltis; Lançamentos; Tabelinhas);
2.3. Fundamentos Táticos Específicos (O goleiro; Os laterais; Os alas; os Zagueiros; O líbero; Médio-volante; Os meio-campistas; Os atacantes; Os ponteiros).
3. Principais ações técnico-tácticas e as suas principais regras:
-    Início e recomeço do jogo,
-    Marcação de gols,
-    Bola fora e lançamento pela linha lateral,
-    Canto e pontapé de canto,
-    Principais faltas e erros;
-    Marcação de livres e de grande penalidade, e
-    Bola pela linha de fundo e reposição da bola em jogo, adequando as suas ações a esse conhecimento.
Conteúdos Procedimentais
-  Aquisição das habilidades básicas: andar, correr, saltar, girar e arremessar.
- Capacidades coordenativas.
- Domínio do corpo: saída rápida, parada brusca e mudança de direção.
- Controle de bola:
- Fundamentos específicos do futebol: Passe; Recepção e domínio de bola; Condução de bola; Drible; Chute; Desarme; Cabeceio;
- Estruturas funcionais (situações de jogo);
- Marcação individual.
Conteúdos Atitudinais
- Predispor-se a participar dos esportes coletivos, respeitando as regras, o professor e os colegas.
- Expressar atitudes de respeito, de senso de justiça e de solidariedade, adotando postura ética durante a prática desportiva.
- Ser cooperativo na dinâmica dos jogos coletivos.
- Valorizar os esportes coletivos como patrimônio cultural da humanidade.
- Desfrutar e apreciar o esporte como uma oportunidade de inclusão social, desenvolvimento corporal e  opção de lazer.

Procedimentos Metodológicos
• Procedimentos de ensino gerais - apresentação de estímulos, comunicação verbal e promoção de feedback sempre no início, para apresentar o conteúdo a ser desenvolvido e ao final, para fazer uma avaliação da aula;
• Procedimentos de ensino específicos;
- Aulas teóricas: aulas expositivas, seminários, estudo de texto, pesquisa bibliográfica e entrevistas;
- Aulas práticas: método global, estilos de ensino tradicionais,      socializazadores, individualizadores, participativos, cognicitos e criativos.

Avaliação Conceitual
- Prova Escrita
- Trabalhos de Pesquisa;
- Trabalhos em sala de aula;

Avaliação Procedimental
-Ficha de Avaliação Técnica dos fundamentos; Trabalhos de Pesquisa;
- Atividades Propostas.

Avaliação Atitudinal
- Participa com interesse e interação com o grupo

Apostila Unidade I
Apostila Unidade II

Nenhum comentário: