Nesse capitulo o saudoso professor Galeno comenta sobre: Os primeiros habitantes — As grandes nações indígenas — Os ameríndios remanescentes no Maranhão —As origens das tribos cordinas — Fixação dos Canelas e Guajajaras.
QUESTÕES SOBRE O CAPITULO
Questão 01: no livro “Barra do Corda na História do Maranhão”, 1994 do professor Galeno Edgar Brandes encontramos a citação do sociólogo Raimundo Lopes, autor do Ensaio Etnológico Sobre o Povo Brasileiro — Uma Região Tropical, p. 67, assegura que as grandes nações Indígenas, que deram origem aos nossos índios, foram Os Tupis-Guaranis, os Tapuias, os Nu-Aruaques e os Caraíbas e que, sobrevivem remanescentes de duas destas grandes nações, são:
a) Guajajaras e Kanela;
b) Tupis-Guaranis e os Tapuias;
c) Timbiras e Krikatis
d) Kanelas e Timbiras
e) Guajajaras e Timbiras
Comentário
O sociólogo Raimundo Lopes, autor do Ensaio Etnológico Sobre o Povo Brasileiro — Uma Região Tropical, p. 67, assegura que as grandes nações Indígenas, que deram origem aos nossos índios, foram Os Tupis-Guaranis, os Tapuias, os Nu-Aruaques e os Caraíbas. Já decorridos 380 anos, sobrevivem remanescentes de duas destas grandes nações: Os Tupis-Guaranis e os Tapuias.
Questão 02: Não se pode precisar quando os índios Canelas e os Guajajaras chegaram à Região do Alto Mearim. No entanto, acredita-se que chegaram primeiro na região, os:
a) os jês;
b) os Tupis-guaranis;
c) os Tenetehára;
d) os Krikatis
e) os Ka'apor
Comentário
Os Tupis-Guaranis deram origem aos Guajajaras. Os Canelas são "um ramo do grande grupo Timbira, puros Jês, descendentes diretos da nação dos Tapuias". Não se pode precisar quando os índios Canelas e os Guajajaras chegaram à Região do Alto Mearim.
Entre eles havia grandes lutas internas pela conquista das lideranças tribais. Por isto, as nações se dividiam em famílias e estas em aldeamentos, malocas e grupos.
Os Jês, que deram origem aos Canelas, eram nômades e acredita-se que antecederam aos Tupis, quanto à chegada na região.
Questão 03: E conforme o antropólogo e etnólogo William H. Crocker, do Museu de História Natural de Washington, que dedicou grande parte de sua vida à pesquisa das tribos cordinas. convivendo nas aldeias, podemos concluir: os Canelas são também conhecidos como:
a) Tenetehara
b) Awá-guajá
c) Ramkokamekrá sul-americanos, parentes dos Calapós
d) Urubu-Kaapor
Comentário
E conforme o antropólogo e etnólogo William H. Crocker, do Museu de História Natural de Washington, que dedicou grande parte de sua vida à pesquisa das tribos cordinas. convivendo nas aldeias, podemos concluir: os Canelas são também conhecidos como Rancocamecras sul-americanos, parentes dos Calapós.
Questão 04: Olavo Correia Lima, professor Titular. Doutor e Pesquisador da UFMA, na Revista n° 13 do IHGM, sob o título No País dos Timbiras, faz um profundo estudo, focalizando os Canelas da aldeia do Ponto, em Barra do Corda. Fortalece quanto a que "são todos:
a) Akroá-Gamela
b) Tremembés
c) Tupinambás
d) Timbiras
e) Kapiekrã
Comentário
Olavo Correia Lima, professor Titular. Doutor e Pesquisador da UFMA, na Revista n° 13 do IHGM, sob o título No País dos Timbiras, faz um profundo estudo, focalizando os Canelas da aldeia do Ponto, em Barra do Corda. Fortalece quanto a que "são todos Timbiras"; que o seu habitat natural é o "vasto sertão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário