Nesse capitulo o saudoso professor Galeno comenta sobre: Fundadores nordestinos — Os primeiros povoados — Pastos Bons, centro de desenvolvimento — Expedições — O Povoado da Chapada.
QUESTÕES SOBRE O CAPITULO III
Questão 01: Quem eram os fundadores nordestinos que adentraram os sertões da Capitania do Maranhão, a partir do século XVII, vieram de Pernambuco, Bahia e Ceará, especialmente deste, onde as secas (entre 1711 a 1777) levaram tais aventureiros à procura de regiões amenas, que lhes oferecessem, então, mais segurança para a lavoura e criação do gado?
a) Militares
b) Comerciantes
d) Estudantes
c) Bandeirantes
e) Errantes
Comentário
Historiadores assegurara que os bandeirantes que adentraram os sertões da Capitania do Maranhão, a partir do século XVII, vieram de Pernambuco, Bahia e Ceará, especialmente deste, onde as secas (entre 1711 a 1777) levaram tais aventureiros à procura de regiões amenas, que lhes oferecessem, então, mais segurança para a lavoura e criação do gado.
Questão 02: Os primeiros povoados do Sul, Centro-Sul, Oeste e Centro-Oeste do maranhão datados de 1718 da região apelidada de Pastos Bons são:
a) Narú, Boa Sorte e Cajazeira;
b) Passagem Franca, Riachão, Picos e Vila da Chapada;
c) Barro Branco, Leandro e Monte Videl;
d) Escondido, Leandro e Jenipapo dos Resplandes;
e) Itaipava do Grajaú, Fernando Falção e Jenipapo dos Vieiras;
Comentário
Os caminhos de tropas que levavam tecidos, sal e mesmo as grandes boiadas, para a Implantação de novas propriedades, obrigavam a passagem pelos riachos pequenos e grandes; a transpor serras, colinas e montanhas com grandes picos até atingirem os chapadões de Góias. Basta ligar os fatos ao meio em que se iniciaram as entradas, para que se tenha a ideia de como surgiram os topônimos das vilas e povoados dos sertões maranhenses: de livres passagens, Passagem Franca; de grandes riachos — Riachão; de serras com seus picos e colinas, Picos, depois Colinas dos chapadões do Oeste, a Vila da Chapada, hoje Grajaú, e assim por diante.
Questão 03: Grandes expedições aconteceram durante as décadas de 1700 à 1800. Uma delas, em 1804, no governo de Saldanha da Gama, quando "habitava nos sertões de Pastos Bons, na Fazenda Grande, o Senhor Elias Ferreira de Barros, homem inclinado a descobertas e temerário em empresas contra os gentios ." (vide Dicionário.... César Marques, p. 602). "Autorizado por Carta-Régia de 12/03/1792, atingiu o Sul da Capitania, no rio Tocantins. De sua passagem, ficaram os povoados de:
a) Riachão, Balsas e Carolina;
b) Porto Franco, Ananás e Estreito;
c) Imperatriz, Porto Franco e Balsas
d) Carolina, Imperatriz e Porto Franco;
e) Riachão, Açailândia, Bom Jesus da Selva.
Comentário
Grandes expedições aconteceram durante as décadas que se seguiram. Uma delas, em 1804, no governo de Saldanha da Gama, quando "habitava nos sertões de Pastos Bons, na Fazenda Grande, o Senhor Elias Ferreira de Barros, homem inclinado a descobertas e temerário em empresas contra os gentios." (vide Dicionário.... César Marques, p. 602). "Autorizado por Carta-Régia de 12/03/1792, atingiu o Sul da Capitania, no rio Tocantins. De sua passagem, ficaram os povoados Riachão, Balsas e Carolina." (Clodoaldo Cardoso, Pastos Bons, p. 3).
Questão 04: Segundo o major Francisco de Paula Ribeiro, descrevendo em 1819 o território de Pastos Bons, o rio Grajaú foi viajado pela primeira vez por:
a) Domingos Jorge Velho
b) Pero Lopes de Sousa
c) Gabriel Soares de Sousa
d) Antônio Francisco dos Reis
e) Martim Correia de Sá
Comentário
Segundo o major Francisco de Paula Ribeiro, descrevendo em 1819 o território de Pastos Bons, o rio Grajaú foi viajado pela primeira vez por Antônio Francisco dos Reis que, com familiares e moradores da região, desceu o rio a 11 de março de 1811.
Questão 05: O Porto da Chapada, semente do povoado que viria ser a Vila da Chapada, que, durante muitos anos, pertenceu à Comarca de Pastos Bons, deu origem a cidade:
a) Barra do Corda;
b) Itaipava do Grajaú
c) Grajaú;
d) Arame
e) Amarante do Maranhão
Comentário
Mesmo rechaçado, deixou Antônio Francisco dos Reis, à margem Leste do rio, uma pequena povoação, com o nome de Porto da Chapada: construiu casas, barracas e limitados depósitos de gêneros. Esta teria sido a semente do povoado que viria ser a Vila da Chapada, depois Grajaú que, durante muitos anos, pertenceu à Comarca de Pastos Bons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário