terça-feira, 16 de janeiro de 2024

CAPITULO V: do Livro do Professor Galeno Brandes. Barra do Corda na História do Maranhão, 1994 - Extensão e Consolidação da Área de Barra do Corda

 Nesse capitulo o saudoso professor Galeno comenta sobre: As sesmarias — A fazenda agrícola de Manoel Raimundo Maciel Parente — Outras penetrações — Os arraiais de Campo Largo e Leandro e consolidação do povoado-sede — A vontade indômita de Melo Uchôa — Seus familiares.


 

Download

QUESTÕES SOBRE O CAPITULO V

Questão 01: A programação fundiária na Província se inicia com a concessão de sesmarias à partir de 1776. Todavia, somente a 8 de agosto de 1804 (vide p. 125 de Geo-História do Maranhão, de Eloy Coelho Netto) — se, concedia a primeira sesmaria na área que futuramente pertenceria à Barra do Corda, encravada:

a) na região entre Pastos Bons e o povoado da Chapada;

b) na ribeira do rio Mearim até o rio Corda;

c) na região de Uruçuí até o Alto Parnaíba;

d) na região de Pastos Bons até Caxias das Aldeias Altas;

e) na região do Leandro ao porto da sapucaia;

 

Comentário

A programação fundiária na Província se inicia com a concessão de sesmarias à partir de 1776. Todavia, somente a 8 de agosto de 1804 (vide p. 125 de Geo-História do Maranhão, de Eloy Coelho Netto) — se, concedia a primeira sesmaria na área que futuramente pertenceria à Barra do Corda, encravada "na ribeira do rio Mearim até o rio Corda".

 

Questão 02: Segundo Carlota Carvalho em “O Sertão”, 2ª ed., p. 101, “em 1831, Raimundo Maciel Parente, nascido no Baixo Mearim, subiu este rio levando muitos escravos africanos e fundou uma fazenda agrícola na confluência de um riacho que nominou:

a) Capim;

b) Ourives;

c) Flores;

d) Mearim;

e) Corda.

 

Comentário

Segundo Carlota Carvalho em “O Sertão”, 2ª ed., p. 101, “em 1831, Raimundo Maciel Parente, nascido no Baixo Mearim, subiu este rio levando muitos escravos africanos e fundou uma fazenda agrícola na confluência de um riacho que nominou Corda”.

 

Questão 03: Quem era a esposa de Raimundo Maciel Parente, que sobreviveu, viúva, e existiu até 1917, quando faleceu com 98 anos de idade e em pleno gozo de suas faculdades intelectuais.

a) Sarah Arruda;

b) Maria Arruda;

c) Vitória Francisca de Melo Uchoa

d) Hermínia Francisca Felizarda Rodrigues da Cunha

e) Altina Teresa de Melo Uchoa

 

Comentário

Raimundo Maciel Parente "casou-se com uma refugiada. Dona Maria Arruda, que sobreviveu, viúva, e existiu até 1917, quando faleceu com 98 anos de idade e em pleno gozo de suas faculdades intelectuais" (História do Sul do Maranhão — Eloy Coelho Netto, p. 200).

 

Questão 04: qual povoado pertencente hoje a Fernando Falcão é citado pela autora de O Sertão, Carlota Carvalho, onde parte de seus ancestrais residiram, em data que antecederam à da fundação de Barra do Corda, onde seu "avô, José Joaquim Carvalho, natural da Bahia, fundara uma escola para o sexo masculino, onde seus familiares, de nomes Benício, José Irineu, Antônio e Miguel, os três primeiros, seus tios, e o último, seu pai, teriam estudado;

a) São Joaquim dos Melos;

b) São Bento

c) Assentamento PA Corrente

d) Lagoa do Bicho;

e) Leandro

Comentário

Leandro, é, sem dúvida, uma referência histórica. A autora de O Sertão, Carlota Carvalho, fala que parte de seus ancestrais residiu, em data que antecedeu à da fundação de Barra do Corda, no povoado Leandro. Narra que seu "avô, José Joaquim Carvalho, natural da Bahia, fundara uma escola para o sexo masculino, no povoado Leandro, em Barra do Corda, onde seus familiares, de nomes Benício, José Irineu, Antônio e Miguel, os três primeiros, seus tios, e o último, seu pai, teriam estudado...".

 

Nenhum comentário: