Nesse capitulo o saudoso professor Galeno comenta sobre: De 1835 a 1839—Reflexos da Balaiada—Lideranças históricas: Caminhos Históricos — Transporte fluvial — O Mearim —Desobstrução do Mearim —A Assembléia Provincial e o Mearim — Mr. João Portal — A primeira viagem no rio — Chegada triunfante em Barra do Corda—O transporte terrestre nas antigas estradas pioneiras — Pedreiras/Barra do Corda — Barra do Corda/Chapada — Caxias/ Barra do Corda — Barra do Corda/Picos — Barra do Corda/Codó — Outros caminhos — Táxi Aéreo — Fluvial — Rodoviário.
QUESTÕES SOBRE O CAPITULO VII
Questão 01: Ninguém melhor do que Bernardo Pereira de Berredo (1718) falou sobre o rio Mearim, quando disse: "O príncipe soberano de todos os rios da Capitania do Maranhão é o celebrado Mearim". Em seu ensaio sobre o Maranhão Primitivo, diz Antônio Cordeiro Feitoza: "O Mearim nasce no ângulo noroeste do conjunto de morros da Serra da Menina, próximo ao lugar denominado:
a) serras do Itapecuru, do Negro e da Canela;
b) Formosa da Serra Negra nas encostas da Serra da Menina;
c) Morro Velho, no extremo Sul do município de Grajaú;
d) na serra da serra da canela
Comentário
Ninguém melhor do que Bernardo Pereira de Berredo (1718) falou sobre o rio Mearim, quando disse: "O príncipe soberano de todos os rios da Capitania do Maranhão é o celebrado Mearim". Em seu ensaio sobre o Maranhão Primitivo, diz Antônio Cordeiro Feitoza: "O Mearim nasce no ângulo noroeste do conjunto de morros da Serra da Menina, próximo ao lugar denominado Morro Velho, no extremo Sul do município de Grajaú."
Questão 02: Os principais tributários do rio Mearim pelas margens direita e esquerda são, respectivamente:
a) Pindaré e Grajaú; Corda e Flores;
b) Corda e Flores; Pindaré e Grajaú;
c) Ourives e Flores; Capoeira e Pindaré;
d) Santana e Buriticupu; Pindaré e Capim;
Comentário
Os principais tributários do rio Mearim pela margem direita são o rio Corda, com 130,8 km de extensão, e o rio Flores com extensão de 152,8 km. Pela margem esquerda destacam-se os rios Pindaré com 569,2 km, o mais extenso afluente da bacia e o rio Grajaú, com 546,3 km (Codevasf, 2017).
Questão 03: Sobre o Rio Mearim vale a pena transcrever o trecho do Compêndio de Raimundo José de Sousa Galoso — História Política dos Princípios da Lavoura do Maranhão (p. 104): "Um dos fenômenos desse rio, e o maior prodígio da natureza, era sua arrebatada corrente a que dão o nome de
a) rios voadores
b) recuar das águas
c) pororoca
d) assoreamento de rios
Comentário
Vale a pena transcrever o trecho do Compêndio de Raimundo José de Sousa Galoso — História Política dos Princípios da Lavoura do Maranhão (p. 104): "Um dos fenômenos desse rio, e o maior prodígio da natureza, era sua arrebatada corrente a que dão o nome de pororoca, à imitação da que também se experimenta na enseada de Cambaia, Junto à cidade de Cambaetá, e de outra que com maior perigo se admira no mar de Araguary, onde deságua o rio Amazonas, ao Norte do Pará."
Questão 04: Sobre a desobstrução do rio Mearim o primeiro trecho a ser trabalhado para operações de navegação, ficava entre:
a) São Luis e Vargem Grande;
b) São Luis e Lagem Grande;
c) Anajatuba e Arari
b) São Luís Gonzaga e Pedreiras
Comentário
O primeiro trecho a ser trabalhado para operações de navegação, ficava entre São Luís e a Lagem Grande, ponto que só permitia passagem ao tempo das chuvas.
Questão 05: No ano de 1864, presidia a Assembléia Provincial o senhor deputado Gentil Homem de Almeida Braga, que "aprovou parecer da Comissão de Obras, autorizando o governo a contratar com o Dr. João Portal, a navegação no rio Mearim, a partir da
a) Vila do Curral até Pastos Bons;
b) Capital São Luís até Imperatriz;
c) Lagem Grande, até a Vila de Barra do Corda
d) villa de Pedreiras até a capital maranhense
Comentário
No ano de 1864, presidia a Assembléia Provincial o senhor deputado Gentil Homem de Almeida Braga, que "aprovou parecer da Comissão de Obras, autorizando o governo a contratar com o Dr. João Portal, a navegação no rio Mearim, a partir da Lagem Grande, até a Vila de Barra do Corda".
Questão 06: Como era conhecido o famoso maquinista que ficou responsável em iniciar a navegação fluvial de São Luís com destino à Vila de Barra do Corda a 2 março de 1865?
a) João Azevedo;
b) João Portal
c) João Pedro Freitas;
d) João Avelar;
Questão 07: Quem construiu a primeira estrada entre Barra do Corda e Pedreiras, com 240 quilômetros de extensão. Faleceu paupérrimo, em Barra do Corda, segundo consta, em 7 de setembro de 1866, deixando sete filhos?
a) Raimundo Parente
b) João Caboré;
c) Fernando Falcão
d) Melo Uchoa.
Comentário
Melo Uchoa tinha o posto de Tenente de Primeira Linha e foi precursor da abertura de estradas e da proteção aos índios, no século passado, sendo o primeiro encarregado desse serviço. Construiu a primeira estrada entre Barra do Corda e Pedreiras, com 240 quilômetros de extensão. Faleceu paupérrimo, em Barra do Corda, segundo consta, em 7 de setembro de 1866, deixando sete filhos.
Questão 08: Sobre a aviação comercial, os anais do memorialista Sidney Milhomem informam: "1941 — É inaugurada, em Barra do Corda, a linha aérea da empresa , com base em São Luís e efetuando, semanalmente, um vôo com as escalas — São Luís, Arari/Pedreiras/Barra do Corda/Grajaú e Balsas, onde pernoitava. No dia seguinte prosseguia, escalando nas cidades de Loreto / São Domingos, Caxias, Codó, Coroatá e São Luís. O circuito era alterado na semana seguinte, era sentido contrário.
a) Varig
b) Azul
c) Syndicato Condor Ltda;
d) Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul Ltda
e) Empresa de Transporte Aéreo Aeronorte
Comentário
Sobre a aviação comercial, os anais do memorialista Sidney Milhomem informam: "1941 — É inaugurada, em Barra do Corda, a linha aérea da empresa Syndicato Condor Ltda, com base em São Luís e efetuando, semanalmente, um vôo com as escalas — São Luís, Arari/Pedreiras/Barra do Corda/Grajaú e Balsas, onde pernoitava. No dia seguinte prosseguia, escalando nas cidades de Loreto / São Domingos, Caxias, Codó, Coroatá e São Luís. O circuito era alterado na semana seguinte, era sentido contrário.
Questão 09: como se chama a rodovia estadual que liga Barra do Corda ao município de São Raimundo do Doca Bezerra, que foi inaugurada no dia 11 de maio de 2019, pelo então governador Flavio Dino?
a) MA – 212
b) MA – 272
c) MA – 012
d) MA – 171
Nenhum comentário:
Postar um comentário