Turma do 1° Ano - Equipe A
Turma do 1° Ano - Equipe B
terça-feira, 15 de abril de 2014
quinta-feira, 3 de abril de 2014
quinta-feira, 27 de março de 2014
QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNIDADE I- 2°ANO
1. Como você pode conceituar Atividade Física, Estilo de Vida e Qualidade de Vida?
2. Como podemos definir Saúde de acordo OMS 1990?
3. O que significam os termos Fitness e Wellness?
4. Como podemos definir Esporte, Jogo, Condição Física, Condicionamento Físico e Stress?
5. O que estuda a Epidemiologia? O que significa a sigla DCNT’s? Cite três exemplos de DCNT’s.
6. Mas por que o homem adota estilos de vida que são nocivos à sua própria saúde?
7. O que é Índice de Massa Corporal? Quais são as doenças relacionadas ao sobrepeso e obesidade? Qual o IMC de uma pessoa de 1,60m que pesa 100 kg?
8. Cite 7 (sete) princípios da Atividade Física e explique cada um deles
9. Quais são os componentes de um programa de exercícios?
10. O que são Suplementos Alimentares? E quais os principais tipos?
11. Como podemos conceituar os distúrbios alimentares? Quais as características e Causas?
12. O que é anorexia e Bulimia?
13. O que são Esteroides Anabolizantes e quais os principais efeitos colaterais?
14. Como podemos definir Doping no Esporte?
2. Como podemos definir Saúde de acordo OMS 1990?
3. O que significam os termos Fitness e Wellness?
4. Como podemos definir Esporte, Jogo, Condição Física, Condicionamento Físico e Stress?
5. O que estuda a Epidemiologia? O que significa a sigla DCNT’s? Cite três exemplos de DCNT’s.
6. Mas por que o homem adota estilos de vida que são nocivos à sua própria saúde?
7. O que é Índice de Massa Corporal? Quais são as doenças relacionadas ao sobrepeso e obesidade? Qual o IMC de uma pessoa de 1,60m que pesa 100 kg?
8. Cite 7 (sete) princípios da Atividade Física e explique cada um deles
9. Quais são os componentes de um programa de exercícios?
10. O que são Suplementos Alimentares? E quais os principais tipos?
11. Como podemos conceituar os distúrbios alimentares? Quais as características e Causas?
12. O que é anorexia e Bulimia?
13. O que são Esteroides Anabolizantes e quais os principais efeitos colaterais?
14. Como podemos definir Doping no Esporte?
QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNIDADE I - 1°ANO
1. Como podemos definir Tempo Total, Tempo de Trabalho, Tempo das necessidades Vitais e Tempo Livre?
TEMPO TOTAL todo o tempo da vida de uma pessoa, ou seja, todas as horas do dia, todos os dias do ano e assim por diante. TEMPO DE TRABALHO é o tempo que uma pessoa utiliza direta ou indiretamente em função de trabalho, isso implica em compromisso, responsabilidade, obrigação e mesmo retorno financeiro, como, por exemplo, o tempo gasto para chegar-se ao local de trabalho, ou mesmo, o tempo que um professor gasta para elaborar uma aula ou corrigir provas, mesmo que isso aconteça fora de seu ambiente e fora ele seu horário específico de trabalho. TEMPO DE NECESSIDADES BÁSICAS VITAIS é todo o tempo utilizado para realização de necessidades sem as quais um ser humano não vive, ou não tem boas condições de sobrevivência. Podemos dividi-las em quatro grandes grupos: sono, alimentação, necessidades fisiológicas e higiene. TEMPO LIVRE tomando-se o tempo total de uma pessoa, extraindo-se o tempo de trabalho e o tempo de necessidades básicas vitais, o que resta é tempo livre.2. O que é Lazer?
O LAZER é o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento).3. Qual a diferença entre ócio e ociosidade?
ÓCIO: é "nada fazer" de forma lúdica, positiva e opcional. Pode até ser uma opção de lazer. OCIOSIDADE: é "nada fazer" de forma negativa, compulsória. O indivíduo preferiria estar fazendo algo, mas é impedido, não tem opção.4. Qual a Importância do Tempo Livre para qualidade de vida?
O Lazer tem uma relação direta com a recuperação da força imposta pelo trabalho operariado, sendo responsável pela manutenção e revitalização da saúde.5. O que você entende por ALIENAÇÃO PELO TRABALHO?
ALIENAÇÃO PELO TRABALHO é quando se utiliza o tempo livre como forma de gerar novas oportunidades (de tempo) para trabalho, com intuito de acumular bens e riquezas. Tudo isso afeta muito o acréscimo “individual” da jornada de trabalho e na diminuição dos acessos ao lazer dos indivíduos de nossa sociedade.6. Qual a diferença entre lúdico e prazer?
LÚDICO é tudo aquilo que leva uma pessoa somente a se divertir, se entreter, se alegrar, passar o tempo. PRAZER é uma sensação de bem-estar. Uma pessoa pode ter prazer sem demonstrar alegria e vice-versa. Em geral, o prazer é uma resposta do organismo ou da mente indicando que nossas ações estão sendo benéficas a nossa saúde. O prazer pode ser atingido através de várias maneiras, tais como praticando exercícios físicos, comendo, tendo relações sexuais, escutando música, lendo, conversando, trabalhando etc. A dor, que é, geralmente, tida como oposta ao prazer, pode servir como fonte de prazer para algumas pessoas, num fenômeno conhecido como MASOQUISMO. Já o prazer obtido pela dor de outras pessoas é um fenômeno conhecido como SADISMO.7. O que você entende por competição não seletiva?
São manifestações corporais aonde são inserindos elementos do auto-desafio (a competição consigo e dentro dos limites pessoais), da competição/desafio cooperativo, da consciência corporal, do respeito aos limites funcionais, sensoriais, expressivos e emocionais de cada indivíduo, da preparação para a autonomia e da formação de uma cultura crítica sobre o movimento e a ludicidade corporal.8. Cite as três funções do Lazer?
1. Descanso 2. Divertimento, Recreação e Entretenimento. 3. Desenvolvimento e participação social.9. O que é a Ecologia do Risco?
Representa o fascínio que as sensações decorrentes da mudança da estabilidade corporal habitual ou do transe da vertigem dos sentidos exercem sobre a corporalidade humana. Exemplos: o escorregador, o gira gira, a montanha russa, o alpinismo, asa delta, automobilismo, mergulho submarino.10. Como R. Cailloix entende a Desespetacularização do Corpo?
É a perca da capacidade de imitação-mimese, destinado a satisfazer o desejo de fantasia, imaginação e ilusão, causadas principalmente pela TV e publicidade moderna.11. Segundo MARCELLINO (2001a) o que deve ser levando em conta nos aspectos inter-relacionados entre Lazer e Cultura?
1. Cultura vivenciada (praticada e fruída ou conhecida), destacando, assim, o aspecto tempo na consideração do lazer. 2. O lazer gerado historicamente e dele podendo emergir, de modo dialético, valores questionadores da sociedade no seu conjunto, e sobre ele também sendo exercidas influências da estrutura social vigente. 3 - Um tempo que pode ser privilegiado para a vivência de valores que contribuam com mudanças de ordem moral e cultural, necessárias para solapar a estrutura social vigente. 4. Portador de duplo aspecto educativo – veículo e objeto de educação, considerando-se, assim, não apenas suas possibilidades de descanso e divertimento, mas também de desenvolvimento pessoal e social.12. Comente algumas das diferenças entre brincadeira e jogo?
As brincadeiras por serem muito mais desvinculadas de padrões têm consequências imprevisíveis. Nos jogos podemos tentar prever algumas consequências dos jogos.13. O que é Jogo, brinquedo e Brincadeira?
JOGO = Ação de jogar; folguedo, brinco, divertimento. Seguem-se alguns exemplos: "jogo de futebol; Jogos Olímpicos; jogo de damas; jogos de azar; jogo de palavras; jogo de empurra". BRINQUEDO = objeto destinado a divertir uma criança.14. Qual é a concepção de jogo segundo Piaget, H. Wallon e Vygotsky?
BRINCADEIRA = ação de brincar, divertimento. /Gracejo, zombaria. / Festinha entre amigos ou parentes. / Qualquer coisa que se faz por imprudência ou leviandade e que custa mais do que se esperava: aquela brincadeira custou-me caro.
Para Piaget as origens das manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Para Wallon, o fator mais importante para a formação da personalidade não é o meio físico, mas sim o social. O autor chama a atenção para o aspecto emocional, afetivo e sensível do ser humano e elege a afetividade, intimamente fundida com a motricidade, como desencadeadora da ação e do desenvolvimento da ação e do desenvolvimento psicológico da criança. Vygotski enfatiza a importância de se investigar as necessidades, motivações e tendências que as crianças manifestam e como se satisfazem nos jogos, a fim de compreendermos os avanços nos diferentes estágios de seu desenvolvimento.15. Segundo Piaget quais são os tipos de jogos ou manifestações lúdicas que acompanham o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo?
Jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras.16. Segundo H. Wallon quais são as quatro categorias de jogos infantis?
Jogos funcionais; Jogos de ficção; Jogos de aquisição; Jogos de fabricação.17. Como podemos classificar os jogos quanto a dificuldade de execução?
PEQUENOS JOGOS: as regras são fáceis e flexíveis combinadas na hora, exige pequena preparação técnica e o número de participantes é variável. GRANDES JOGOS: suas regras são fixas, exige mais tempo de preparação e marcação de campo. Tem começo, meio e fim. São jogos que preparam para os desportos.18. Quais as principais características dos jogos competitivos e jogos Cooperativos?
JOGOS DE COOPERAÇÃO: é um processo de interação social, cujos objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos. JOGOS DE COMPETIÇÃO: é um processo de interação social, cujos objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são isoladas ou em oposição umas às outras, e os benefícios são concentrados somente para alguns.19. Quais são as categorias de jogos cooperativos, segundo Terry Orlick (1989)?
JOGOS COOPERATIVOS SEM PERDEDORES: JOGOS DE RESULTADO COLETIVO, JOGOS DE INVERSÃO E JOGOS SEMI-COOPERATIVOS19. O que são jogos semi-cooperativos?
Esses jogos favorecem o aumento da cooperação no grupo e oferecem as mesmas oportunidades de jogar para todas as pessoas do time. Os times continuam jogando um contra o outro, mas a importância do resultado é diminuída, a ênfase passa a ser o envolvimento ativo no jogo e a diversão.
QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNIDADE I - 9°ANO
1. O que é Ginástica de Condicionamento?
2. Cite 4 (Quatro) capacidades motoras Condicionantes?
3. Como podemos definir Força e Resistência?
4. Aonde e em que ano a ginástica de academia surge no Brasil?
5. Cite alguns dos principais itens que devem ser levados em conta na escolha de uma boa academia de ginástica ou musculação?
6. De acordo com a lei n° 9696/98 qual deve ser a principal característica do profissional de Educação Física?
7. Qual a importância da Avaliação Física?
8. O que é alongamento?
9. Como podemos definir flexibilidade?
10. Liste as quatro principais técnicas de alongamento.
11. Como podemos definir Ginástica Localizada?
12. Quais os principais objetivos da ginástica localizada?
13. Cite três benefícios da Ginástica Localizada?
14. O que é Bike indoor?
15. Cite três técnicas usadas durante uma aula de Bike Indoor?
16. O que é Musculação?
17. Como podemos definir ginástica aeróbica? Cite três modalidades de ginástica aeróbica?
18. Qual é o significado etimológico da ginástica médica ou cinesioterapia?
19. O que é Ginástica Laboral?
20. Qual o significado da sigla L.E.R?
2. Cite 4 (Quatro) capacidades motoras Condicionantes?
3. Como podemos definir Força e Resistência?
4. Aonde e em que ano a ginástica de academia surge no Brasil?
5. Cite alguns dos principais itens que devem ser levados em conta na escolha de uma boa academia de ginástica ou musculação?
6. De acordo com a lei n° 9696/98 qual deve ser a principal característica do profissional de Educação Física?
7. Qual a importância da Avaliação Física?
8. O que é alongamento?
9. Como podemos definir flexibilidade?
10. Liste as quatro principais técnicas de alongamento.
11. Como podemos definir Ginástica Localizada?
12. Quais os principais objetivos da ginástica localizada?
13. Cite três benefícios da Ginástica Localizada?
14. O que é Bike indoor?
15. Cite três técnicas usadas durante uma aula de Bike Indoor?
16. O que é Musculação?
17. Como podemos definir ginástica aeróbica? Cite três modalidades de ginástica aeróbica?
18. Qual é o significado etimológico da ginástica médica ou cinesioterapia?
19. O que é Ginástica Laboral?
20. Qual o significado da sigla L.E.R?
QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNIDADE I - 8° ANO
1. O Voleibol surgiu em 1895, por um americano. Quem era esse americano que inventou o voleibol e em que cidade da América iniciou-se a prática desse esporte?
2. Qual foi o primeiro nome dado ao voleibol?
3. O que quer dizer a sigla FIVB?
4. Em que ano foi fundada a Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV)?
5. Cite as principais características de um jogo de Voleibol.
6. Quais as dimensões da quadra de voleibol?
7. Quais são as linhas delimitadoras da quadra de voleibol?
8. Quais são os principais equipamentos de jogo no voleibol?
9. Quais são os principais equipamentos dos jogadores de voleibol?
10. Como podemos caracterizar o jogo de voleibol?
11. Sabemos que o Voleibol possui fundamentos específicos para sua prática, cite 5 fundamentos?
12. O que é rodízio?
13. Na história do basquetebol, quem é James A. Naishmith?
14. Quais foram os motivos que levaram Naishmith a criar o basquetebol?
15. Sabemos que cada modalidade possui fundamentos para sua execução e cada fundamento possui diferentes tipos. Quais são os tipos de drible?
16. Com suas palavras defina Passes. E, escreva quais são as principais características de cada tipo de passe.
17. Qual o significado da palavra Basketball ?
2. Qual foi o primeiro nome dado ao voleibol?
3. O que quer dizer a sigla FIVB?
4. Em que ano foi fundada a Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV)?
5. Cite as principais características de um jogo de Voleibol.
6. Quais as dimensões da quadra de voleibol?
7. Quais são as linhas delimitadoras da quadra de voleibol?
8. Quais são os principais equipamentos de jogo no voleibol?
9. Quais são os principais equipamentos dos jogadores de voleibol?
10. Como podemos caracterizar o jogo de voleibol?
11. Sabemos que o Voleibol possui fundamentos específicos para sua prática, cite 5 fundamentos?
12. O que é rodízio?
13. Na história do basquetebol, quem é James A. Naishmith?
14. Quais foram os motivos que levaram Naishmith a criar o basquetebol?
15. Sabemos que cada modalidade possui fundamentos para sua execução e cada fundamento possui diferentes tipos. Quais são os tipos de drible?
16. Com suas palavras defina Passes. E, escreva quais são as principais características de cada tipo de passe.
17. Qual o significado da palavra Basketball ?
terça-feira, 25 de março de 2014
QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNIDADE I - 7° ANO
1. Como podemos caracterizar o jogo de handebol?
2. De que material deve ser feita a bola de handebol?
3. Qual é o objetivo do jogo de handebol?
4. Como é composta uma equipe de handebol?
5. Em se falando dos fundamentos de handebol: Como devemos recepcionar e manejar a bola em uma partida de handebol?
6. Lembrando que existem diferentes tipos de arremesso, tais como: com apoio, em suspensão, com queda e com rolamento, diga, preferencialmente, quais os arremessos que devem ser usados pelos jogadores que estão distantes da área do goleiro?
7. Quais são as características do goleiro de handebol?
8. Imagine uma partida de handebol a qual você é um dos jogadores, agora pense que você está com a bola e está sendo marcado por um jogador adversário, o que você deve fazer nessa situação, para passar a bola sem que o adversário a tome de você?
9. Quais são os fundamentos técnicos de defesa individual?
10. Quais são os fundamentos técnicos do goleiro de handebol?
11. Em que ano o handebol foi incluído como esporte Olímpico pelo Comitê Olímpico Internacional (COI)?
12. Quais são as principais características do futebol?
13. Explique com suas palavras como acontece a Condução de Bola no Futsal.
14. Quais são as principais habilidades técnicas de um jogador de futebol?
15. Com relação ao Futebol e o Futsal, diga para que serve a finta?
16. Observando uma partida de futsal, qual o objetivo do jogo?
17. O que é um volante no futebol?
18. Cite três variações futebolística?
2. De que material deve ser feita a bola de handebol?
3. Qual é o objetivo do jogo de handebol?
4. Como é composta uma equipe de handebol?
5. Em se falando dos fundamentos de handebol: Como devemos recepcionar e manejar a bola em uma partida de handebol?
6. Lembrando que existem diferentes tipos de arremesso, tais como: com apoio, em suspensão, com queda e com rolamento, diga, preferencialmente, quais os arremessos que devem ser usados pelos jogadores que estão distantes da área do goleiro?
7. Quais são as características do goleiro de handebol?
8. Imagine uma partida de handebol a qual você é um dos jogadores, agora pense que você está com a bola e está sendo marcado por um jogador adversário, o que você deve fazer nessa situação, para passar a bola sem que o adversário a tome de você?
9. Quais são os fundamentos técnicos de defesa individual?
10. Quais são os fundamentos técnicos do goleiro de handebol?
11. Em que ano o handebol foi incluído como esporte Olímpico pelo Comitê Olímpico Internacional (COI)?
12. Quais são as principais características do futebol?
13. Explique com suas palavras como acontece a Condução de Bola no Futsal.
14. Quais são as principais habilidades técnicas de um jogador de futebol?
15. Com relação ao Futebol e o Futsal, diga para que serve a finta?
16. Observando uma partida de futsal, qual o objetivo do jogo?
17. O que é um volante no futebol?
18. Cite três variações futebolística?
QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNIDADE I - 6° ANO
1. Qual foi a primeira modalidade de atletismo disputada nas olimpíadas antigas?
2. Como as modalidades de atletismo podem ser divididas?
3. Como podemos classificar as provas de pista?
4. Quais as principais diferenças entre corridas de velocidade e resistência?
5. Em quais situações do cotidiano utilizamos a corrida?
6. Quem é o atual campeão mundial nas provas de 100 e 200m rasos Masculino?
7. Quais as maiores dificuldades para realizar as corridas de velocidade?
8. A corrida pode ser percebida em outras modalidades esportivas? Quais?
9. Quando foram disputados pela primeira vez os 5.000 metros e os 10.000 em Olimpíadas?
10. O que são corridas com barreiras? E o que são corridas com obstáculos?
11. Qual a diferença entre saltar mais longe e saltar mais alto?
12. Quais outras modalidades esportivas utilizam o salto em diferentes alturas?
13. Quais as provas de salto que compõem o atletismo?
14. Quem foi a foi a primeira mulher brasileira e sul-americana a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos, em 1932.
15. Quais são os estilos de natação?
16. Quem é o atual recordista da prova dos 100 m livre para homens em piscinas olímpicas, a mais nobre da natação?
17. Qual a ordem do medley individual e do revezamento medley na natação?
18. Quais são as técnicas de nado alternadas? E quais são as técnicas de nado continuas?
19. Quais são os dois principais tipos de viradas?
20. Quem foi o nadador norte-americano que estabeleceu o feito mais extraordinário da história olímpica: obtendo sete medalhas de ouro?
2. Como as modalidades de atletismo podem ser divididas?
3. Como podemos classificar as provas de pista?
4. Quais as principais diferenças entre corridas de velocidade e resistência?
5. Em quais situações do cotidiano utilizamos a corrida?
6. Quem é o atual campeão mundial nas provas de 100 e 200m rasos Masculino?
7. Quais as maiores dificuldades para realizar as corridas de velocidade?
8. A corrida pode ser percebida em outras modalidades esportivas? Quais?
9. Quando foram disputados pela primeira vez os 5.000 metros e os 10.000 em Olimpíadas?
10. O que são corridas com barreiras? E o que são corridas com obstáculos?
11. Qual a diferença entre saltar mais longe e saltar mais alto?
12. Quais outras modalidades esportivas utilizam o salto em diferentes alturas?
13. Quais as provas de salto que compõem o atletismo?
14. Quem foi a foi a primeira mulher brasileira e sul-americana a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos, em 1932.
15. Quais são os estilos de natação?
16. Quem é o atual recordista da prova dos 100 m livre para homens em piscinas olímpicas, a mais nobre da natação?
17. Qual a ordem do medley individual e do revezamento medley na natação?
18. Quais são as técnicas de nado alternadas? E quais são as técnicas de nado continuas?
19. Quais são os dois principais tipos de viradas?
20. Quem foi o nadador norte-americano que estabeleceu o feito mais extraordinário da história olímpica: obtendo sete medalhas de ouro?
quinta-feira, 20 de março de 2014
CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO 1° PERÍODO
Período 20/01 a 04/04/2014
6° ANO FUNDAMENTAL
ATLETISMO. Histórico. Tipos de Provas. Regras e Curiosidades
NATAÇÃO. Histórico. Estilos de Natação. Regras. Grandes nomes da natação
7º ANO FUNDAMENTAL
HANDEBOL. Histórico. Caracterização. Funções dos Jogadores. Fundamentos Técnicos. Fundamentos Táticos. Regras e Curiosidades.
FUTEBOL. Histórico. Caracterização. Habilidades técnicas dos jogadores. Táticas. Regras. Equipamentos. Outras Variedades de Futebol.
8° ANO FUNDAMENTAL
VOLEIBOL. Histórico. Caracterização. Fundamentos Técnicos. Funções dos Jogadores. Fundamentos táticos. Regras.
BASQUETEBOL. Regras. Posições dos Jogadores. Fundamentos Técnicos. Fundamentos Táticos.
9° ANO FUNDAMENTAL
GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO. Capacidades Condicionantes. Ginástica de Academia. Modalidades. Ginástica Médica.
1° ENSINO MÉDIO
JOGOS. Conceitos Fundamentais de Tempo. Lazer e qualidade de vida. Diferenças entre Jogo. Brinquedo e Brincadeira. o Jogo Significação e Essência. Classificação dos Jogos. Jogos Cooperativos.
2° ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE FÍSICA. Aptidão Física e Qualidade de Vida. Conceitos Básicos em Atividade Física e saúde. Princípios da Atividade Física. Componentes de um programa de Exercícios. Suplementos Alimentares. Distúrbios Alimentares. Exercício físico e o Uso de Anabolizantes.
3° ENSINO MÉDIO
LUTAS. Kung Fu. Karatê. Boxe. Muay Thai. Taekwondo. Capoeira. Judô. Jiu-Jitsu. MMA.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
Unidade I - 9°Ano - Ensino Fundamental
UNIDADE I
Bloco: Conhecimento sobre o corpo.
Grupo: Ginástica de Condicionamento e Avaliação Física.
Objetivos
- Compreender os benefícios do exercício físico na promoção da saúde.
- Conhecer os riscos da atividade física mal orientada
- Compreender a ginástica como possibilidade para vivência no lazer.
- Reconhecer a relação entre exercício físico, crescimento e postura.
- Apontar as causas da dor e da fadiga muscular no organismo durante e depois da prática da ginástica.
Conteúdos Conceituais
1. GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO
1.1. Localizada
1.1.1. Histórico
1.1.2. Evolução
1.1.3. Função dos Exercícios Localizados
1.1.4. Objetivos
1.1.5. Vantagens e Desvantagens
1.1.6. Materiais Utilizados
1.1.7. Estruturação das aulas
1.2. Musculação
1.2.1. Origem
1.2.2. Benefícios
1.2.3. Finalidade
1.2.4. Vantagens e Desvantagens
1.3. Hidroginástica
2. AVALIAÇÃO FÍSICA
2.1. Conceitos em medidas e avaliação;
2.2. Antropometria, Anamnese e Risco Cardíaco
2.3. Técnicas de determinação de composição corporal;
2.4. Variáveis Neuromusculares;
2.5. Variáveis metabólicas;
2.6. Avaliação postural
Conteúdos Procedimentais
- Compreender os benefícios dos exercícios físicos na promoção da saúde e qualidade de vida.
- Compreender a importância da atividade física na preservação e no tratamento de transtornos alimentares (obesidade, anorexia e bulemia).
- Aferir a frequência cardíaca antes e depois do exercício físico e compreender as alterações fisiológicas no organismo decorrentes do estímulo motor.
- Compreender as funções dos sistemas orgânicos quando relacionados aos exercícios físicos.
Conteúdos Atitudinais
- Valorizar e desfrutar dos efeitos que as práticas corporais e hábitos saudáveis exercem sobre a aptidão física e a qualidade de vida.
- Preocupar-se com a saúde física, analisando de forma crítica os padrões de beleza divulgados pela mídia evitando o consumismo e o preconceito.
Procedimentos Metodológicos
- Aulas teóricas expositivas-dialogadas utilizando recursos áudio-visuais: DVD’s, CD’s, TV e Projetor .
- Visitas a academias de ginástica e musculação
Avaliação Conceitual
-Provas teóricas com questões objetivas e discursivas;
-Relatórios de aulas práticas e resolução de estudos dirigidos referentes aos vídeos de aula prática;
Avaliação Procedimental
- Realização de Avaliação da Aptidão Física em colegas da turma;
Avaliação Atitudinal
- Auto-avaliação: Ficha de auto-avaliação aplicada aos alunos.
Apostila Unidade I
Bloco: Conhecimento sobre o corpo.
Grupo: Ginástica de Condicionamento e Avaliação Física.
Objetivos
- Compreender os benefícios do exercício físico na promoção da saúde.
- Conhecer os riscos da atividade física mal orientada
- Compreender a ginástica como possibilidade para vivência no lazer.
- Reconhecer a relação entre exercício físico, crescimento e postura.
- Apontar as causas da dor e da fadiga muscular no organismo durante e depois da prática da ginástica.
Conteúdos Conceituais
1. GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO
1.1. Localizada
1.1.1. Histórico
1.1.2. Evolução
1.1.3. Função dos Exercícios Localizados
1.1.4. Objetivos
1.1.5. Vantagens e Desvantagens
1.1.6. Materiais Utilizados
1.1.7. Estruturação das aulas
1.2. Musculação
1.2.1. Origem
1.2.2. Benefícios
1.2.3. Finalidade
1.2.4. Vantagens e Desvantagens
1.3. Hidroginástica
2. AVALIAÇÃO FÍSICA
2.1. Conceitos em medidas e avaliação;
2.2. Antropometria, Anamnese e Risco Cardíaco
2.3. Técnicas de determinação de composição corporal;
2.4. Variáveis Neuromusculares;
2.5. Variáveis metabólicas;
2.6. Avaliação postural
Conteúdos Procedimentais
- Compreender os benefícios dos exercícios físicos na promoção da saúde e qualidade de vida.
- Compreender a importância da atividade física na preservação e no tratamento de transtornos alimentares (obesidade, anorexia e bulemia).
- Aferir a frequência cardíaca antes e depois do exercício físico e compreender as alterações fisiológicas no organismo decorrentes do estímulo motor.
- Compreender as funções dos sistemas orgânicos quando relacionados aos exercícios físicos.
Conteúdos Atitudinais
- Valorizar e desfrutar dos efeitos que as práticas corporais e hábitos saudáveis exercem sobre a aptidão física e a qualidade de vida.
- Preocupar-se com a saúde física, analisando de forma crítica os padrões de beleza divulgados pela mídia evitando o consumismo e o preconceito.
Procedimentos Metodológicos
- Aulas teóricas expositivas-dialogadas utilizando recursos áudio-visuais: DVD’s, CD’s, TV e Projetor .
- Visitas a academias de ginástica e musculação
Avaliação Conceitual
-Provas teóricas com questões objetivas e discursivas;
-Relatórios de aulas práticas e resolução de estudos dirigidos referentes aos vídeos de aula prática;
Avaliação Procedimental
- Realização de Avaliação da Aptidão Física em colegas da turma;
Avaliação Atitudinal
- Auto-avaliação: Ficha de auto-avaliação aplicada aos alunos.
Apostila Unidade I
Unidade I - 8°Ano - Ensino Fundamental
UNIDADE I
Bloco: Esportes, Jogos Lutas e Ginástica.
Grupo: Voleibol e Basquetebol
Objetivos:
- Conhecimento e familiarização com os elementos estruturais do jogo.
- Diferenciar e conscientizar sobre as posições básicas tanto em ataque como em defesa.
- Nomear as diversas fases do jogo.
- Enunciar os distintos tipos de saque.
- Relacionar as diferentes possibilidades de deslocamentos.
- Apontar as diferentes possibilidades de passes.
- Definir as principais regras que regem este esporte.
Conteúdos Conceituais
1. VOLEIBOL
1.1 Características do jogo e Histórico
1.2. Objetivo do jogo:
1.3. Regras do jogo (atualizadas)
1.4. Início de jogo
1.5. Pontuação:
1.6. Distribuição dos jogadores em campo:
1.7. O libero:
1.8. Fundamentos técnicos individuais
1.9. Fundamentos táticos individuais e coletivos
1.10. Sistemas de jogo
2. BASQUETEBOL
2.1 História: As primeiras regras do basquete, Fundação da Fiba, Basquete no Brasil
2.2 Características gerais: Quadra de basquetebol; Bola; O jogo; Posições dos jogadores na quadra; Posições de ataque; Tipos de marcação; Categorias; Escore; Prorrogações; Substituições; Procedimento o jogo; Bola presa; Violações; Faltas; Árbitros ; Lance - livre•.
2.3 Fundamentos do basquetebol
Conteúdos Procedimentais
- Aplicar em situações de jogo os elementos técnicos do voleibol e basquete:
- Desenvolver os elementos técnicos característicos do voleibol e basquetebol
- Empregar as regras do voleibol e basquete no jogo propriamente dito.
Conteúdos Atitudinais
- Valorizar a prática das habilidades e coordenação
- Expressar atitudes de respeito, de senso de justiça e de solidariedade, adotando postura ética durante a prática desportiva.
- Ser cooperativo na dinâmica dos jogos coletivos.
Procedimentos Metodológicos
- Estratégias de Ensino: Aulas expositivas, práticas e teóricas , estudo dirigido, leituras programadas, preleção dialogada e práticas demonstrativas.
- Recursos Audio-Visuais: Data-show, quadro branco, retroprojetor e textos.
Avaliação Conceitual
- Prova escrita, oral, prática de aula e trabalho de análise e observação de jogos de basquetebol
Avaliação Procedimental
- Provas práticas das habilidades desenvolvidas durante as aulas
Avaliação Atitudinal
- Observações realizadas pelo professor quanto ao interesse, relacionamento, participação, assiduidade e exatidão no cumprimento das obrigações.
Apostila Unidade I
Bloco: Esportes, Jogos Lutas e Ginástica.
Grupo: Voleibol e Basquetebol
Objetivos:
- Conhecimento e familiarização com os elementos estruturais do jogo.
- Diferenciar e conscientizar sobre as posições básicas tanto em ataque como em defesa.
- Nomear as diversas fases do jogo.
- Enunciar os distintos tipos de saque.
- Relacionar as diferentes possibilidades de deslocamentos.
- Apontar as diferentes possibilidades de passes.
- Definir as principais regras que regem este esporte.
Conteúdos Conceituais
1. VOLEIBOL
1.1 Características do jogo e Histórico
1.2. Objetivo do jogo:
1.3. Regras do jogo (atualizadas)
1.4. Início de jogo
1.5. Pontuação:
1.6. Distribuição dos jogadores em campo:
1.7. O libero:
1.8. Fundamentos técnicos individuais
1.9. Fundamentos táticos individuais e coletivos
1.10. Sistemas de jogo
2. BASQUETEBOL
2.1 História: As primeiras regras do basquete, Fundação da Fiba, Basquete no Brasil
2.2 Características gerais: Quadra de basquetebol; Bola; O jogo; Posições dos jogadores na quadra; Posições de ataque; Tipos de marcação; Categorias; Escore; Prorrogações; Substituições; Procedimento o jogo; Bola presa; Violações; Faltas; Árbitros ; Lance - livre•.
2.3 Fundamentos do basquetebol
Conteúdos Procedimentais
- Aplicar em situações de jogo os elementos técnicos do voleibol e basquete:
- Desenvolver os elementos técnicos característicos do voleibol e basquetebol
- Empregar as regras do voleibol e basquete no jogo propriamente dito.
Conteúdos Atitudinais
- Valorizar a prática das habilidades e coordenação
- Expressar atitudes de respeito, de senso de justiça e de solidariedade, adotando postura ética durante a prática desportiva.
- Ser cooperativo na dinâmica dos jogos coletivos.
Procedimentos Metodológicos
- Estratégias de Ensino: Aulas expositivas, práticas e teóricas , estudo dirigido, leituras programadas, preleção dialogada e práticas demonstrativas.
- Recursos Audio-Visuais: Data-show, quadro branco, retroprojetor e textos.
Avaliação Conceitual
- Prova escrita, oral, prática de aula e trabalho de análise e observação de jogos de basquetebol
Avaliação Procedimental
- Provas práticas das habilidades desenvolvidas durante as aulas
Avaliação Atitudinal
- Observações realizadas pelo professor quanto ao interesse, relacionamento, participação, assiduidade e exatidão no cumprimento das obrigações.
Apostila Unidade I
Unidade I - 7°Ano - Ensino Fundamental
UNIDADE I
Bloco: Esportes, Jogos Lutas e Ginástica.
Grupo: Handebol e Futebol.
Objetivos:
- Conhecer e analisar o histórico do handebol e futebol, e sua evolução ao longo do tempo.
- Oportunizar o aluno a prática do handebol e Futebol, aproximando-a com a natureza e o meio ambiente e com a formação de sua cidadania;
- Proporcionar conhecimentos teóricos acerca do Futebol no Brasil;
- Conhecer as regras básicas do handebol e Futebol;
- Possibilitar um referencial teórico-prático dos fundamentos e sistemas de jogo.
Conteúdos Conceituais
1. HANDEBOL
1.1. Compreensão do jogo;
1.2. Histórico (no Mundo, no Brasil, no Estado): Origem e Desenvolvimento;
1.3. Característica do HANDEBOL e suas manifestações;
1.4. Regras básicas de HANDEBOL, arbitragem e súmula.
1.5. Fundamentos Técnicos e Táticos do Handebol
1.6 Fundamentos básicos (posição de base, empunhadura, recepção; passes; arremessos; drible)
1.7 .Progressões (deslocamentos com ou sem a posse da bola).
1.8 .Fundamentos táticos individuais ofensivos (desmarca-se; Fintas; Conservação da bola)
1.9 .Fundamentos táticos individuais defensivos (marcação; interceptação; bloqueios)
1.10 .Fundamentos do goleiro;
1.11 .Fundamentos Táticos de Jogo Coletivo
1.12 .Sistema de defesa;
1.13 .Sistema de ataque.
1. FUTEBOL
1.1 As origens do futebol no mundo e no Brasil
2. Fundamentos Técnico-Táticos
2.1. Fundamentos Básicos (Passe; Recepção e domínio de bola; Condução de bola; Drible; Chute; Desarme; Cabeceio).
2.2. Fundamentos Derivados (Cruzamentos; Cobranças de faltas; Cobranças de pênaltis; Lançamentos; Tabelinhas);
2.3. Fundamentos Táticos Específicos (O goleiro; Os laterais; Os alas; os Zagueiros; O líbero; Médio-volante; Os meio-campistas; Os atacantes; Os ponteiros).
3. Principais ações técnico-tácticas e as suas principais regras:
- Início e recomeço do jogo,
- Marcação de gols,
- Bola fora e lançamento pela linha lateral,
- Canto e pontapé de canto,
- Principais faltas e erros;
- Marcação de livres e de grande penalidade, e
- Bola pela linha de fundo e reposição da bola em jogo, adequando as suas ações a esse conhecimento.
Conteúdos Procedimentais
- Aquisição das habilidades básicas: andar, correr, saltar, girar e arremessar.
- Capacidades coordenativas.
- Domínio do corpo: saída rápida, parada brusca e mudança de direção.
- Controle de bola:
- Fundamentos específicos do futebol: Passe; Recepção e domínio de bola; Condução de bola; Drible; Chute; Desarme; Cabeceio;
- Estruturas funcionais (situações de jogo);
- Marcação individual.
Conteúdos Atitudinais
- Predispor-se a participar dos esportes coletivos, respeitando as regras, o professor e os colegas.
- Expressar atitudes de respeito, de senso de justiça e de solidariedade, adotando postura ética durante a prática desportiva.
- Ser cooperativo na dinâmica dos jogos coletivos.
- Valorizar os esportes coletivos como patrimônio cultural da humanidade.
- Desfrutar e apreciar o esporte como uma oportunidade de inclusão social, desenvolvimento corporal e opção de lazer.
Procedimentos Metodológicos
• Procedimentos de ensino gerais - apresentação de estímulos, comunicação verbal e promoção de feedback sempre no início, para apresentar o conteúdo a ser desenvolvido e ao final, para fazer uma avaliação da aula;
• Procedimentos de ensino específicos;
- Aulas teóricas: aulas expositivas, seminários, estudo de texto, pesquisa bibliográfica e entrevistas;
- Aulas práticas: método global, estilos de ensino tradicionais, socializazadores, individualizadores, participativos, cognicitos e criativos.
Avaliação Conceitual
- Prova Escrita
- Trabalhos de Pesquisa;
- Trabalhos em sala de aula;
Avaliação Procedimental
-Ficha de Avaliação Técnica dos fundamentos; Trabalhos de Pesquisa;
- Atividades Propostas.
Avaliação Atitudinal
- Participa com interesse e interação com o grupo
Apostila Unidade I
Apostila Unidade II
Bloco: Esportes, Jogos Lutas e Ginástica.
Grupo: Handebol e Futebol.
Objetivos:
- Conhecer e analisar o histórico do handebol e futebol, e sua evolução ao longo do tempo.
- Oportunizar o aluno a prática do handebol e Futebol, aproximando-a com a natureza e o meio ambiente e com a formação de sua cidadania;
- Proporcionar conhecimentos teóricos acerca do Futebol no Brasil;
- Conhecer as regras básicas do handebol e Futebol;
- Possibilitar um referencial teórico-prático dos fundamentos e sistemas de jogo.
Conteúdos Conceituais
1. HANDEBOL
1.1. Compreensão do jogo;
1.2. Histórico (no Mundo, no Brasil, no Estado): Origem e Desenvolvimento;
1.3. Característica do HANDEBOL e suas manifestações;
1.4. Regras básicas de HANDEBOL, arbitragem e súmula.
1.5. Fundamentos Técnicos e Táticos do Handebol
1.6 Fundamentos básicos (posição de base, empunhadura, recepção; passes; arremessos; drible)
1.7 .Progressões (deslocamentos com ou sem a posse da bola).
1.8 .Fundamentos táticos individuais ofensivos (desmarca-se; Fintas; Conservação da bola)
1.9 .Fundamentos táticos individuais defensivos (marcação; interceptação; bloqueios)
1.10 .Fundamentos do goleiro;
1.11 .Fundamentos Táticos de Jogo Coletivo
1.12 .Sistema de defesa;
1.13 .Sistema de ataque.
1. FUTEBOL
1.1 As origens do futebol no mundo e no Brasil
2. Fundamentos Técnico-Táticos
2.1. Fundamentos Básicos (Passe; Recepção e domínio de bola; Condução de bola; Drible; Chute; Desarme; Cabeceio).
2.2. Fundamentos Derivados (Cruzamentos; Cobranças de faltas; Cobranças de pênaltis; Lançamentos; Tabelinhas);
2.3. Fundamentos Táticos Específicos (O goleiro; Os laterais; Os alas; os Zagueiros; O líbero; Médio-volante; Os meio-campistas; Os atacantes; Os ponteiros).
3. Principais ações técnico-tácticas e as suas principais regras:
- Início e recomeço do jogo,
- Marcação de gols,
- Bola fora e lançamento pela linha lateral,
- Canto e pontapé de canto,
- Principais faltas e erros;
- Marcação de livres e de grande penalidade, e
- Bola pela linha de fundo e reposição da bola em jogo, adequando as suas ações a esse conhecimento.
Conteúdos Procedimentais
- Aquisição das habilidades básicas: andar, correr, saltar, girar e arremessar.
- Capacidades coordenativas.
- Domínio do corpo: saída rápida, parada brusca e mudança de direção.
- Controle de bola:
- Fundamentos específicos do futebol: Passe; Recepção e domínio de bola; Condução de bola; Drible; Chute; Desarme; Cabeceio;
- Estruturas funcionais (situações de jogo);
- Marcação individual.
Conteúdos Atitudinais
- Predispor-se a participar dos esportes coletivos, respeitando as regras, o professor e os colegas.
- Expressar atitudes de respeito, de senso de justiça e de solidariedade, adotando postura ética durante a prática desportiva.
- Ser cooperativo na dinâmica dos jogos coletivos.
- Valorizar os esportes coletivos como patrimônio cultural da humanidade.
- Desfrutar e apreciar o esporte como uma oportunidade de inclusão social, desenvolvimento corporal e opção de lazer.
Procedimentos Metodológicos
• Procedimentos de ensino gerais - apresentação de estímulos, comunicação verbal e promoção de feedback sempre no início, para apresentar o conteúdo a ser desenvolvido e ao final, para fazer uma avaliação da aula;
• Procedimentos de ensino específicos;
- Aulas teóricas: aulas expositivas, seminários, estudo de texto, pesquisa bibliográfica e entrevistas;
- Aulas práticas: método global, estilos de ensino tradicionais, socializazadores, individualizadores, participativos, cognicitos e criativos.
Avaliação Conceitual
- Prova Escrita
- Trabalhos de Pesquisa;
- Trabalhos em sala de aula;
Avaliação Procedimental
-Ficha de Avaliação Técnica dos fundamentos; Trabalhos de Pesquisa;
- Atividades Propostas.
Avaliação Atitudinal
- Participa com interesse e interação com o grupo
Apostila Unidade I
Apostila Unidade II
Unidade I - 6° Ano - Ensino Fundamental
UNIDADE I
Bloco: Esportes, Jogos Lutas e Ginástica.
Grupo: Atletismo e Natação
Objetivos
- Conhecer a história do atletismo e natação;
- Vivenciar, executar e aplicar os elementos técnicos básicos do atletismo e natação;
- Compreender os objetivos e regras do atletismo e natação;
- Avaliar os benefícios e os riscos das modalidades
.
Conteúdos Conceituais
1. Origem e história do esporte
2. Características do Atletismo
Espaço físico formal onde se desenvolve o esporte (A Pista)
3. Características das Provas
3.1. De pista
3.1.1. Corrida de Velocidade
3.1.2. Corrida de Revezamentos
3.1.3. Corrida de Meio-Fundo
3.1.4. Corrida com Barreiras
3.1.5. Marcha Atlética
3.1.6. Maratona
3.2. De campo
3.2.1. Salto em Altura
3.2.2. Salto com Vara
3.2.3. Salto em Distância
3.2.4. Salto Triplo
3.2.5. Arremesso de Peso
3.2.6. Lançamento de Disco
3.2.7. Lançamento de Dardo
3.2.8. Lançamento de Martelo
4. Regras do atletismo
5. Histórico da natação (personalidades)
6. A Adaptação ao Meio Aquático
6.1. Conceito de “Saber Nadar”
6.2. As Habilidades Motoras Aquáticas Básicas
6.2.1. O Equilíbrio
6.2.2. A Respiração
6.2.3. A Propulsão
6.2.4. A Manipulação
7. Estilos de Natação
8. Termos específicos da Natação
9. Personalidade na Natação
10. Natação Pura Desportiva
10.1. As Técnicas de Nado e suas regras
10.2. As Técnicas de saída
10.3. As Técnicas de viradas
Conteúdos Procedimentais:
- Domínio dos fundamentos técnicos e táticos básicos do atletismo e natação;
- Desenvolvimento dos fundamentos e regras específicas do atletismo e Natação;
- Experimentar a prática das modalidades;
Conteúdos Atitudinais
- Reflexão sobre os conceitos apresentados e sua importância na prática de atividades terrestres e aquáticas;
- Participação das vivências, respeitando as diferenças individuais.
Procedimentos Metodológicos
- Aulas expositivo-dialogadas e práticas simuladas;
- Leitura e interpretação de textos e artigos;
- Análises de filmes; sequências fotográficas; Desenvolvimento de pesquisas de campo e Apresentação de seminários;
Avaliação Conceitual
- Prova teórica contendo questões dissertativas e objetivas;
- Seminário de apresentação da Revisão de literatura do trabalho Semestral.
Avaliação Procedimental
- Atividades práticas (participação).
Avaliação Atitudinal
- Observação Direta com Registro de:
Pontualidade, uniforme, postura, espírito de grupo, tarefas, respeito e cooperação;
Apostila Unidade I
Apostila Unidade II
Bloco: Esportes, Jogos Lutas e Ginástica.
Grupo: Atletismo e Natação
Objetivos
- Conhecer a história do atletismo e natação;
- Vivenciar, executar e aplicar os elementos técnicos básicos do atletismo e natação;
- Compreender os objetivos e regras do atletismo e natação;
- Avaliar os benefícios e os riscos das modalidades
.
Conteúdos Conceituais
1. Origem e história do esporte
2. Características do Atletismo
Espaço físico formal onde se desenvolve o esporte (A Pista)
3. Características das Provas
3.1. De pista
3.1.1. Corrida de Velocidade
3.1.2. Corrida de Revezamentos
3.1.3. Corrida de Meio-Fundo
3.1.4. Corrida com Barreiras
3.1.5. Marcha Atlética
3.1.6. Maratona
3.2. De campo
3.2.1. Salto em Altura
3.2.2. Salto com Vara
3.2.3. Salto em Distância
3.2.4. Salto Triplo
3.2.5. Arremesso de Peso
3.2.6. Lançamento de Disco
3.2.7. Lançamento de Dardo
3.2.8. Lançamento de Martelo
4. Regras do atletismo
5. Histórico da natação (personalidades)
6. A Adaptação ao Meio Aquático
6.1. Conceito de “Saber Nadar”
6.2. As Habilidades Motoras Aquáticas Básicas
6.2.1. O Equilíbrio
6.2.2. A Respiração
6.2.3. A Propulsão
6.2.4. A Manipulação
7. Estilos de Natação
8. Termos específicos da Natação
9. Personalidade na Natação
10. Natação Pura Desportiva
10.1. As Técnicas de Nado e suas regras
10.2. As Técnicas de saída
10.3. As Técnicas de viradas
Conteúdos Procedimentais:
- Domínio dos fundamentos técnicos e táticos básicos do atletismo e natação;
- Desenvolvimento dos fundamentos e regras específicas do atletismo e Natação;
- Experimentar a prática das modalidades;
Conteúdos Atitudinais
- Reflexão sobre os conceitos apresentados e sua importância na prática de atividades terrestres e aquáticas;
- Participação das vivências, respeitando as diferenças individuais.
Procedimentos Metodológicos
- Aulas expositivo-dialogadas e práticas simuladas;
- Leitura e interpretação de textos e artigos;
- Análises de filmes; sequências fotográficas; Desenvolvimento de pesquisas de campo e Apresentação de seminários;
Avaliação Conceitual
- Prova teórica contendo questões dissertativas e objetivas;
- Seminário de apresentação da Revisão de literatura do trabalho Semestral.
Avaliação Procedimental
- Atividades práticas (participação).
Avaliação Atitudinal
- Observação Direta com Registro de:
Pontualidade, uniforme, postura, espírito de grupo, tarefas, respeito e cooperação;
Apostila Unidade I
Apostila Unidade II
Assinar:
Postagens (Atom)